Rapaz com face reconstruída tem ótima recuperação

O americano Richard Lee Norris, hoje com 37 anos, sofreu um acidente com arma de fogo em 1997 e teve o seu rosto desconfigurado.

Nos dias 19 e 20 de março desse ano, 15 anos após o acidente, o rapaz passou pelo maior transplante de reconstrução facial já realizado. A operação durou 36 horas e foi realizada no Centro Médico da Universidade de Maryland, nos EUA. Na cirurgia foram transplantados mandíbula, dentes, língua, pele, nervos e músculos desde o couro cabeludo até o pescoço.

Os números envolvidos na cirurgia surpreendem. Para que a operação pudesse ser realizada foram necessários dez anos de pesquisas e o envolvimento de mais de cem profissionais, incluindo médicos, cientistas e universitários, tanto de forma presencial ou virtual.

Os tecidos transplantados vieram de um doador anônimo que também beneficiaram outros cinco pacientes.

Richard precisa agora recuperar suas funções motoras e estéticas. Até o momento 80% da motricidade do lado direito e 40% do lado esquerdo já foram recuperadas, sendo possível escovar os dentes, fazer a barba e reconhecer cheiros.

Richard diz: “Agora sou capaz de passar pelas pessoas sem ninguém me dar uma segunda olhada. Poderei começar a trabalhar nesta nova vida que me deram de volta”.

Abaixo estão as fotos de Richard antes e após o acidente e também outras duas fotos depois da cirurgia.

Fonte: G1