Revelado gene que deixa pessoas sem digitais
Uma suíça ao tentar entrar nos Estados Unidos chamou a atenção das autoridades policiais e da comunidade médica. Ela precisou explicar aos oficiais da alfândega que não possuía impressões digitais.
As digitais são marcas únicas das pontas dos dedos das pessoas, servindo para identificação. Como elas são únicas para cada pessoa são utilizadas para a detecção de crimes e para controle em viagens internacionais.
A doença em que impede que as pessoas possuam digitais foi diagnosticada em apenas 4 famílias no mundo.
Segundo cientistas da Universidade de Tel Aviv, em Israel, a doença é causada por uma alteração no gene SMARCAD 1, gene responsável pelo desenvolvimento das impressões digitais.
O estudo desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade trabalhou com a família da suíça que teve problemas para entrar nos Estados Unidos. Nove parentes da moça também não apresentavam impressões digitais.
Mas cuidado, alterações nas impressões digitais podem indicar outras doenças mais severas, nesses casos um médico precisa ser consultado. No caso da doença da suíça, a ausência total das marcas na ponta dos dedos não traz maiores problemas, apenas uma dificuldade para suar nas mãos.
Agora imaginem: o que tem de pessoas procuradas pela justiça que gostariam de ter essa alteração genética. Com certeza não devem ser poucos.
Fonte: G1
