Vacina contra a malária pode ser feita com saliva de mosquito

A malária é uma doença causada pelo Plasmodium falciparum e é transmitida pela picada dos mosquitos que possuem o parasita.

Um novo estudo, realizado pelo pesquisador Stephen L. Hoffman, tenta buscar a fonte da doença dentro do corpo do mosquito e com isso desenvolver os componentes chave da vacina.

O pesquisador criou em laboratório mosquitos que foram infectados com a malária mas mantidos livres de outras doenças. Posteriormente as glândulas salivares desses insetos foram retiradas para que a vacina fosse desenvolvida. Em experimentos com animais, a vacina intravenosa fez com que 71% deles desenvolvessem imunidade contra a malária.

As pesquisas irão continuara para saber se a vacina funcionaria em seres humanos e se ela poderia ser efetivamente aplicada em grandes populações.

A malária é responsável pela morte de um milhão de pessoas por ano em todo o mundo.

Dois comentários importantes, primeiro é que quando fazemos contas mais detalhadas. Um milhão de pessoas mortas por ano equivale a 2.740 mortes por dia, 114 por hora e as surpreendentes duas pessoas mortas por minuto.

Segundo, já informei sobre a medicação contra derrame a base de saliva de morcego, agora vacina da malária na saliva de mosquito. Você imaginava que o tratamento e prevenção de doença poderiam ser alcançados com a saliva de insetos e animais? No mínimo são pesquisas inusitadas.

 

Fonte: Blog Boa Saúde