Mensagens de texto deixam você solitário

Quando você precisa falar com alguém você liga ou manda uma mensagem de texto?  

As mensagens de texto de celular – SMS são uma de nossas principais formas de comunicação. Nem muito perto, nem muito longe. É por isso que gostamos tanto de trocar torpedos pelo celular. Só tem um problema: estamos nos escondendo atrás deles e ficando sozinhos.


As SMS são tão sedutoras porque nos dão uma sensação de controle sobre o jeito que nos mostramos aos outros. Com elas, apresentamos uma imagem editada do que somos. Parecemos sempre equilibrados e divertidos, nunca temos um dia ruim.

Segundo uma matéria da Revista Super Interessante, as pessoas não se cansam umas das outras desde que mantenham certa distância entre si – numa medida que possam controlar. Por isso, os SMS fazem tanto sucesso. 

A professora e pesquisadora Sherry Turkle chamou isso de efeito Cachinhos Dourados. O nome vem do conto de fadas infantil, cuja protagonista entra na casa de três ursos e decide comer uma das três tigelas de mingau que encontra por lá. A primeira é muito quente, a segunda, muito fria. Então a menina decide pela terceira tigela, que é perfeita. Com o SMS é assim. A relação não é nem muito de perto, nem muito de longe. A distância certa.

O resultado? Estamos deixando de ter conversas cara a cara, relações. Ao enviar nossas imagens editadas, nós trapaceamos uns aos outros. Perdemos a capacidade de negociar com sutileza. Perdemos, enfim, a chance de realmente conhecermos os outros e corremos o risco de não saber mais a diferença do que somos de verdade do que fazemos de nós. E no futuro, o que é pior, nem vamos nos importar com isso.

 Uma pessoa só aprende a conversar consigo mesma ao ter conversas com os outros.

Portanto, quando mandamos mensagens de texto, perdemos a oportunidade de fazer uma autorreflexão. Para as crianças que estão crescendo, isso significa perder uma habilidade crucial para o desenvolvimento. As tecnologias sempre ocuparam um enorme espaço nas nossas vidas. A diferença é que agora elas estão nas amizades e no amor. E isso cria um dilema: as tecnologias contemporâneas oferecem a ilusão de uma companhia sem as exigências de uma relação. Essa é uma oferta atraente, mas preocupante.

Fique atento!

Boa Reflexão e excelente fim de semana!