Avalie sua estratégia de investimento
Como todo final de ano temos o costume de avaliarmos se cumprimos nossos objetivos e promessas feitas em janeiro, com seus investimentos não é diferente, nesses dois meses é recomendado que você avalie sua estratégia de investimento.
Faz parte de uma estratégia eficiente de investimento a avaliação constante e periódica do andamento da suas escolhas para conseguir atingir seus objetivos.
Nesses dois últimos meses do ano poderá ser usado para você fazer um balanço geral da sua carteira, ver se conseguiu cumprir com o plano, quais foram as dificuldades enfrentadas e começar a planejar suas estratégias para o próximo ano.
Primeiramente você deve verificar se suas metas foram atingidas, independentemente do prazo, pois como diz Gustavo Cerbasi: “Planos foram feitos para dar errado”.
Dificilmente você conseguirá cumprir suas metas no prazo determinado na sua estratégia, pois podem ocorrer dois cenários.
No primeiro podem ocorrer vários imprevistos que te levaram a ter despesas não planejadas, impactando sua renda e atrasando a realização dos seus objetivos.
No segundo cenário você adquiriu mais conhecimento, fez melhores escolhas nos investimentos que anteciparam a realização dos seus objetivos.
O importante é você ter conseguido alcançar boa parte dos seus objetivos determinados na sua estratégia para esse ano, ou ter conseguido cumprir as metas de um objetivo que pretende realizar no futuro, comemorando cada conquista.
E se caso alguma meta ou objetivo não foi alcançado, você tem que saber os motivos disso ter ocorrido, aprender com as situações e erros que levaram ao não cumprimento da meta, fazendo ajustes na sua estratégia para cumpri-las no futuro.
Outra coisa que você deve avaliar é se suas escolhas de investimentos foram bem feitas, se cada produto de investimento foi o recomendado para cada objetivo ou meta que você determinou para esse ano.
Pois você não deve focar na rentabilidade do produto para realizar seus objetivos e metas, mas sim avaliar o prazo de realização de cada objetivo e escolher os produtos baseados nesse prazo, podendo correr mais ou menos risco.
Você também tem que avaliar o montante destinado periodicamente para seus investimentos, sabendo se destinou muito ou pouco da sua renda para realizações no futuro.
Durante o ano você pode sentir que está abrindo mão de ter várias experiências, seja com a família e amigos, pois boa parte da sua renda está sendo destinada para os investimentos.
Essa situação pode te causar uma sensação de estar preso no seu plano, não conseguindo viver o hoje, pois toda sua renda está sendo destinada para realizações no futuro.
Ou que você sente que irá demorar muito para conseguir atingir seus objetivos, pois boa parte da sua renda vai para o consumo imediato, investindo somente quando sobra algum dinheiro no final do mês.
Isso pode te desanimar, pois sempre tem que ficar postergando o prazo de realização dos seus objetivos, nunca conseguindo juntar o suficiente para realizá-los.
O correto é ter um equilíbrio entre o que se consome hoje e o que investe para o futuro, cabendo a você fazer essa avaliação do montante necessário para você viver o hoje e conseguir realizar seus objetivos no futuro.
Após fazer a análise da sua estratégia de investimento está na hora de começar a planejar as metas e objetivos para o ano que vem, aprendendo com os erros e acertos, rebalanceando sua carteira, deixando sua estratégia cada vez mais eficiente.
André Lucas Ciola, economista e com certificado CPA 10 | [email protected]