Motivos que te impedem de investir

No Brasil a maioria da população ainda não tem o costume de investir regularmente, então nesse artigo vou mostrar os motivos que te impedem de investir.

Grande parte da população investe somente da Caderneta de Poupança, pois é um produto amplamente divulgado pelos Bancos, é fácil aplicar o dinheiro além da praticidade de saque que pode ser feito até nos finais de semana.

Mas com a nova regra da Caderneta de Poupança, com a Selic em 2%a.a. ela está rendendo somente 1,4%a.a., com a inflação prevista de fechar 2020 em 2,05%, seu dinheiro aplicado na Poupança está perdendo poder de compra.

Existe hoje outras opções de investimento tão seguras quanto a Poupança, que trazem rendimentos superiores a ela, mesmo cobrando IR, como por exemplo, Tesouro Selic, CDB com liquidez diária e Fundo Referenciado DI.

Grande parte da população brasileira não conhece esses produtos porque a educação financeira além de não fazer parte da grade curricular das escolas, na maioria das famílias não é ensinado a lidar melhor com seu dinheiro.

Nos lares o que é ensinado aos filhos é somente gastar menos do que se ganha, mas isso não é suficiente, é necessário fazer uma boa gestão dos seus recursos, anotando e lançando previsões de gastos futuros, para avaliar para onde está indo seu dinheiro.

Fazendo esse controle você conseguirá analisar os gastos desnecessários que estão consumindo o seu dinheiro, como por exemplo, uma mensalidade de academia que faz meses que você não vai.

Graças ao imediatismo que está na cultura do brasileiro, ou seja, consumir tudo hoje pois não sei se estarei vivo amanhã, impede muitas pessoas de investir para seu futuro.

Não é necessário abrir mão de viver o hoje para guardar todo seu dinheiro para ser gasto somente no futuro, mas é necessário ter um equilíbrio entre o que se consome hoje e o que será poupado para o amanhã.

Então você deve poupar dinheiro para manter uma boa qualidade de vida quando se aposentar.

Outra coisa que te impede de investir é a falta de um planejamento financeiro, determinando metas e objetivos para o dinheiro que está sendo poupado.

Se o dinheiro que estiver sendo poupado não tiver um objetivo atrelado a ele, qualquer urgência que aparecer você retirará o dinheiro da aplicação, gastando todo dinheiro.

Para facilitar o seu planejamento financeiro você deve dividir seus objetivos em curto, médio e longo prazos, investir em produtos recomendados para cada prazo, respeitar seu perfil de investidor e ter disciplina para seguir seu planejamento.

E por último o que pode te impedir de investir é o medo do desconhecido, por não saber direito como funciona outros produtos de investimento, você nunca investe ou tem receio de sair da Caderneta de Poupança.

Para resolver esse problema você terá que buscar meios para aprender sobre outros produtos de investimento que pode ser através de vídeos no Youtube, cursos on-line, livros sobre o assunto, perguntando para seu gerente do Banco ou seu agente da sua Corretoras.

Basta você correr atrás, se informar, aprender e não ter medo de experimentar investir para ver como o produto funciona e ir tomando confiança, para conseguir entender se o produto atende sua necessidade ou não.

Mas o aprendizado nunca para, sempre há algo novo para aprender, um produto novo, um detalhe ou uma estratégia de investimento que ainda não conhecia, assim você terá a capacidade de montar uma carteira de investimento cada vez mais eficiente.

Então não deixe que algum (ou todos) motivos te impeçam de investir, pois quanto mais tarde começar, mais demorará para você atingir seus objetivos.

André Lucas Ciola, economista e com certificado CPA 10 | [email protected]