Não entre no vermelho por causa da crise

Nos momentos de crise ficamos com medo de perder o emprego, de diminuir a renda, os preços dos produtos costumam aumentar e nos endividamos mais, comprometendo todo nosso planejamento financeiro. 

Neste artigo eu vou mostrar como não entrar no vermelho por causa da crise, com dicas simples que todos possam seguir.

Uma crise econômica se caracteriza por um momento de redução da produção do país, por causa da redução do consumo, queda das taxas de lucro e aumento do desemprego.

Neste momento estamos passando por uma crise mundial causada pelo covid-19 (Novo Corona Vírus), por ser uma doença nova, de fácil contágio, fazendo muitas vítimas no mundo todo.

Quando esse vírus chegou no Brasil, abalou nossa economia, governos e a população, que tiveram que tomar atitudes drásticas para tentar conter o avanço da doença.

Com esse clima de tensão no ar, muitas pessoas se desesperaram com medo do covid-19, e começaram a ter atitudes que poderiam comprometer seu orçamento por um longo período.

Quando estamos passando por momentos assim, temos que manter a calma, acompanhar as notícias através de fontes confiáveis, evitar Fake News, conseguir entender a situação que estamos passando com clareza, sem entrar em desespero.

Mantendo a calma nós não vamos tomar atitudes impensadas, como por exemplo, começar a estocar comida e álcool em gel em casa, pois além de prejudicarmos quem não conseguiu adquirir esses produtos, essa atitude só irá inflar os preços.

O próximo passo é diminuir as despesas, olhando para nosso orçamento e identificar custos que possamos cortar por completo ou diminuir o seu valor, como por exemplo, diminuir a frequência de saídas no final de semana, e trocar por um filminho em casa, com pipoca e companhia de pessoas que amamos.

É fundamental gastarmos nosso orçamento somente com o que é necessário, e com que sobrar guardar para alguma necessidade de última hora que possa surgir, como por exemplo, gastos com remédios e internação hospitalar.

Nesses momentos de crise é fundamental você ter sua Reserva de Emergência, pois caso perca o emprego, ou a renda diminua drasticamente, você conseguirá se manter financeiramente por um período até passar a crise, ou até conseguir outra fonte de renda.

Por isso é fundamental em qualquer planejamento financeiro a formação da Reserva de Emergência, pois ela servirá como um seguro financeiro, evitando que você entre no cheque especial, ou tome dinheiro emprestado no banco.

Nos momentos de crise é recomendado também adiar planos que consumiriam boa parte da sua renda, como por exemplo, a reforma da casa, compra do carro zero ou uma grande viagem. 

Esse dinheiro pode ser usado para complementar sua Reserva de Emergência, ou caso você não tenha uma, servir para cobrir algum gasto não planejado que possa surgir.

Pode ser difícil adiar a realização desses planos, mas é melhor esperar passar a crise, até porque os preços costumam subir e, é bem provável que você gaste bem mais que o planejado.

E por último mesmo no momento de crise, não deixe de seguir seu planejamento financeiro, não aumente suas despesas, não faça novas dívidas, apenas faça pequenos ajustes no seu orçamento para conseguir passar por esse momento da melhor forma possível.

Não é porque o Brasil está passando por uma crise causada pelo Novo Corona Vírus, que você irá entrar em desespero tomando atitudes que comprometam seu planejamento financeiro.

Tomando essas atitudes espero que você consiga administrar seus recursos de forma eficiente, para sair dessa crise da melhor forma possível sem entrar no vermelho.

André Lucas Ciola, economista e desenvolvedor do Blog Me Conte