Planeje seus investimentos para 2020

Estamos no último mês do ano, época que começamos a fazer os planejamentos para o próximo ano. Normalmente planejamos nossos gastos, viagens, compra do carro novo e etc., mas é importante também planejar seus investimentos para 2020.

Para quem fez um planejamento das suas aplicações nesse ano, agora em dezembro é recomendado fazer um balanço do desempenho da sua carteira de investimento.

Você tem que analisar se conseguiu cumprir todas as metas estabelecidas, se obteve bons retornos nas suas aplicações, se acumulou o montante necessário para realizar seus objetivos e se sua carteira de investimento está alinhada com seu perfil de investidor.

Depois você deve começar a montar o planejamento para 2020, e para quem nunca montou um, aproveite a oportunidade e comece a planejar o seu.

A primeira coisa que você deve fazer é analisar sua situação financeira, saber a porcentagem da sua renda que está comprometida com dívidas, o quanto que sobra para investir e se tem uma reserva para emergências.

Se seu orçamento está todo comprometido com dívidas, você deve quitá-las o quanto antes para desafogar sua renda para conseguir investir.

Depois de equilibrar o orçamento, o próximo passo é formar sua reserva de emergência, que é um montante de 6 a 12 vezes o valor da sua renda ou despesa mensal, que servirá como um seguro contra imprevistos que poderão ocorrer durante o ano.

Depois de formar sua Reserva de Emergência, você deve definir um valor que investirá por mês para realizar seus objetivos. 

Para que isso seja possível você deve se pagar primeiro, ou seja, antes de gastar o dinheiro você deve separar o montante necessário para investir.

Para começar a investir você deve conhecer seu perfil de investidor, que irá determinar em quais produtos financeiros você aplicará seu dinheiro, normalmente cada instituição financeira tem seu próprio método para avaliar seus clientes, que são divididos em conservadores, moderados e arrojados.

Após conhecer seu perfil de investidor, você deve dividir seus objetivos em curto (até 2 anos), médio (de 2 a 5 anos) e longo (mais de 5 anos) prazo.

Determinar o prazo é importante para você conseguir escolher os produtos financeiros recomendados para cada objetivo. 

Para os de curto prazo são recomendados investimentos com alta liquidez e baixo risco, para objetivos de médio prazo você consegue abrir mão um pouco da liquidez buscando maiores rendimentos, e no longo prazo você pode correr maiores riscos buscando maiores retornos das suas aplicações.

Durante o ano é recomendado fazer um rebalanceamento da sua carteira de investimento, conferindo que produtos você aplicou seu dinheiro, e analisar se está de acordo com meu perfil de investidor.

Se sua carteira está desiquilibrada, ou seja, está muito concentrada em um tipo de investimento, por exemplo, se sua carteira está muito concentrada em títulos da renda fixa, você tem que vender parte desses títulos e investir em renda variável, buscando equilibrar sua carteira respeitando seu planejamento e perfil de investidor.

O planejamento dos seus investimentos para 2020 é muito importante para conseguir realizar seus objetivos, montando uma carteira de investimento eficiente, que respeite o seu perfil de investidor e o prazo de cada objetivo. Então separe um tempo nesse mês e planeje o seu.

André Lucas Ciola, economista e desenvolvedor do Blog Me Conte