Reserva de Oportunidade

Você já perdeu oportunidades de investir em um negócio, produto de investimento ou de adquirir um bem com um bom desconto por falta de dinheiro? E se eu te disser que tem como estar preparado para essas situações com sua Reserva de Oportunidade?

A Reserva de Oportunidade, diferente da de Emergência, serve para quando surgir uma oportunidade que poderá te trazer um grande benefício, ou para te proteger quando os preços dos ativos estiverem muito altos.

Não são todos que concordam em ter uma Reserva de Oportunidade, pois muitos usam sua Reserva de Emergência também para as oportunidades que possam surgir.

Para isso eles deixam um valor aplicado maior que o necessário para sua cobertura, como por exemplo, se o valor necessário para sua Reserva de Emergência for de R$20 mil, eles aplicam R$30 mil e a diferença usam quando surgir alguma oportunidade.

Mas essa estratégia tem algumas desvantagens, pois como o dinheiro da Reserva de Emergência e de Oportunidade estão misturados nos mesmos produtos, podem ocorrer dois problemas.

Primeiro que você poderá ficar tentado em usar parte da sua Reserva de Emergência para alguma oportunidade de investimento, diminuído o valor da sua cobertura para imprevistos.

E caso ocorra alguma emergência e você não conseguiu cobrir o valor gasto anteriormente, poderá ter que se socorrer a outras fontes de renda, que poderá lhe custar algum bem ou juros de um financiamento.

O outro problema é que poderá diminuir o tempo que a Reserva de Emergência cubra seus gastos, para destinar parte do valor para Reserva de Oportunidade.

Fazendo isso você estará coberto por um período menor e caso aconteça algo que acabe, ou diminua sua renda por vários meses, sua Reserva de Emergência não durará o suficiente para bancar seus gastos nesse período.

Por isso o indicado é separar completamente sua Reserva de Oportunidade da de Emergência, evitando misturar os interesses e objetivos de cada estratégia.

Até porque para sua Reserva de Oportunidade você poderá aplicar em fundos e produtos de investimento não tão conservadores como os indicados para sua Reserva de Emergência.

Para sua Reserva de Oportunidade você poderá aplicar em CDBs que rendam acima do CDI, Fundos de Investimentos de Crédito Privado ou que seguem o IPCA, multimercados mais conservadores e etc.

A Reserva de Oportunidade poderá ser usada para te proteger da alta dos preços das ações, pois caso você julgue que o mercado esteja muito caro, poderá aplicar em algum outro produto e esperar os preços se ajustarem para voltar a investir nesses papéis.

Essa reserva poderá ser utilizada também quando você achar um produto de investimento poderá lhe trazer um grande retorno, então você utiliza sua Reserva de Oportunidade para aplicar nesse produto.

Outra utilidade da sua Reserva de Oportunidade é aplicar em uma boa oportunidade de negócio que poderá lhe trazer grandes lucros no futuro.

E por último poderá usar sua Reserva de Oportunidade para adquirir um bem que esteja com desconto, podendo te dar um bom lucro na venda, ou usufruir dele pagando bem menos que a média do mercado.

Espero que esse artigo o tenha ajudado a entender mais uma estratégia de investimento, que você consiga avaliar se a Reserva de Oportunidade faz sentido ou não e se caso faça, que consiga utilizá-la da melhor forma possível.

André Lucas Ciola, economista e com certificado CPA 10 | [email protected]