A dama e o vagabundo
É o maior castigo consiste em ser governado por alguém ainda
pior do que nós, quando não queremos ser nós a governar.
Platão
Ela assumiu a mais elevada Corte da Justiça brasileira como presidente do STF – Supremo Tribunal Federal. No uso que fez da palavra e ao deixar momentaneamente o protocolo de lado, declarou, começo por cumprimentar a sua Excelência o povo brasileiro. Carmem Lúcia serviu aos presentes à posse dela água e café. Antes de nomear os assessores exigiu deles que apresentassem certidões negativas que atestem probidade. Continuará com a rotina de anos, vai trabalhar e regressa para casa dirigindo o próprio veículo, dispensou carro e motorista oficiais. Atenta aos problemas sócio-econômicos atuais como o desemprego, ela não irá pleitear e tirou da pauta o aumento dos vencimentos dos ministros.
A dama – designação no sentido nobre – antes de ocupar a mais alta posição hierárquica, se destaca pelo notório saber jurídico e a marcante personalidade. Carmem tem sensibilidade social e compreende o distanciamento da Justiça da população humilde de poucas posses ou renda e daqueles à margem da sociedade, do judiciário.
Enquanto Carmem tem maior destaque no cenário nacional da Justiça e por conseguinte das nossas instituições brasileiras; outro sai de cena ao menos na condição que ostentava e enricava desonestamente: Eduardo Cunha (PMDB) foi cassado por 450 deputados federais, ele que perdera a presidência da Câmara. Ficará inelegível até 2027. Há mais de 10 meses o processo se arrastava no Legislativo, o mais longo da história mas que finalmente foi resolvido na última segunda-feira.
Crer que tudo é obra do acaso é eufemismo para os covardes e derrotados que se quer tentam, lutam. A história é feita pelas pessoas. E, conforme os olhares e as ações, principalmente quando se tornam partícipes, gera uma influência enorme.
É o caso do comportamento da recém-empossada presidente do Supremo, Carmem Lúcia citou um trecho da música dos Titãs a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte. A manifestação da sociedade que também deságua nos tribunais, para ela exige que a Justiça seja menos legalista e mais legítima.
A sua excelência o povo foi determinante para a surpresa positiva e ampla que cassou Eduardo Cunha, ninguém anteviu a larga quantidade de votos para catapultá-lo. Cunha se tornou presidente da Câmara com muitos votos, graças à benesse para si e distribuída aos comparsas dele.
Ainda que não inteiramente, a esperança é alento por causa dos dois fatos proporcionados no âmbito dos referidos poderes, ao encontro da sociedade que clama, protesta.
Tomei empresado o título do desenho da Disney, A dama e o vagabundo, 1955. Fases de Fazer Frases (I)
Em fim a idade. Afinidade.
Fim da idade. Infinidade.
Afim da idade. Fiel à idade.
Fé na idade. Fala a idade.
Fealdade. Fel da idade.
Fases de Fazer Frases (II)
O grego agrega a grega que agrada o grego. Gregários são gregos graduados.
Olhos, Vistos do Cotidiano (I)
Amplamente noticiado, (dia 12) Nelson Tureck teve o recurso negado pelo Tribunal Regional Eleitoral. No pedido liminar, o juiz Josafá Lemes asseverou , o magistrado não pode alterar prazos. É mais um processo nas costas do ex-prefeito, candidato a vice da atual prefeita e candidata à reeleição. Ela também às voltas com o escândalo do mensalinho. Restam-lhes o papel de vítima, drama mambembe.
Olhos, Vistos do Cotidiano (II)
Um revez atual e que faz lembrar outro de alguns anos, os pretensos superpoderes da Dubay e Tureck tiveram como alvo os meios de comunicação. Ele tentou fechar a TV Carajás quando prefeito. Ela, a de fechar esta Tribuna. O abuso de autoridade nos dois casos foi cessado pela Justiça. Abraço dos afogados?
Reminiscências em Preto e Branco (I)
O eleitor é frágil se não der o sufrágio?
Reminiscências em Preto e Branco (II)
No faz de conta a imaginação é incalculável.
