A morte de três gordos famosos

Gordo quando faz dieta, sempre faz a barba antes de se pesar

Jô Soares

Os três tinham mais de 80 anos. Morreram com peso visivelmente acima do ideal. Eram alegres a demonstrarem prazer como profissionais e o contentamento como pessoas. Geniais, o alto astral contagiava. A notícia sobre a morte deles teve enorme repercussão, a reação do público e as manifestações de pessoas famosas evidenciam a importância cultural tão notável nos três.

Aos 82 anos, Antônio Abujamra foi encontrado morto na casa dele, dia 26 de abril. Talentoso homem de teatro conduzia magistralmente o programa de entrevistas Provocações, exibido semanalmente pela TV Cultura. Nos anos 80 ficou mais conhecido por interpretar  Ravengar na novela Que Rei Sou Eu?

Com 89 anos, morto em maio, dia 15, nos Estados Unidos, B. B. King, o Rei Blues, um dos maiores nomes da música mundial, guitarrista genial. Tinha grande público cativo em qualquer parte do planeta, se tornou imortal nas canções que tinham vida e sentimentos quando tocados por ele.

81 anos de vida, sendo mais de 60 como ator teatral, do cinema e da televisão, morreu dia 16 de maio Elias Gleizer, admirado por interpretar personagens longevos, senhor afável, idoso, gordo e com enorme vitalidade em cena, reunia a elevada qualidade com expressões gestuais e voz repletas com a simplicidade humana além da extraordinária travessura ao contracenar com crianças.

Ainda que mera coincidência, a morte recente dos três, de pertencerem ao mundo das artes,  terem mais de 80 anos, o que chama a atenção é o fato de serem gordos.

A medicina muito adverte sobre os males decorrentes da obesidade. Quanto mais acima do peso, o indivíduo aumenta os riscos de doenças como diabetes, hipertensão, cardiovasculares.

Ser gordo é abreviar a vida. Não esqueço a fisionomia e palavras veementes de um médico ao ser entrevistado, declarou: dificilmente nós encontramos uma pessoa gorda com mais de 70, 80 anos saudáveis, o sobrepeso causa derrame cerebral, parada cardíaca, (,,,) o gordo morre cedo.

Longe de discordar do alerta! Assim é que após quase três anos diminuí a quantidade de comida e eliminei 27 quilos, (há mais de uma década estou sem engordar novamente, nada de efeito sanfona, não toco nenhum instrumento musical, só tenho a cara de tocador de bumbo) a fazer exercício regularmente e sem usar medicamentos. Claro, ainda estou acima do peso.

Levando muito a sério, registro o fato dos três gordos famosos terem ultrapassado 80 anos, (sem enfermidades), a exceção é o B.B. King que sentia a diabetes, mas que com todo o peso foi muito longe. O raciocínio contrário é verdadeiro, pessoas com mais de 80, 90, são bem magras ou magras, verdade insofismável.

Eu, gordo ainda, sem ser famoso e de pouca cultura, o José Eugênio escrevinhador aqui se despede com a expressão de outro gordo, o famoso, rico e de grande cultura, também José Eugênio, mas de sobrenome Soares (o Jô): beijo do gordo! 

Frases de Fazer Frases (I)

Conhecer o quintal que tem é tão certo quanto dar a volta ao mundo.

Fases de Fazer Frases (II)

Negativamente o que pesa mais para o gordo: quilos ou preconceito?

Olhos, Vistos do Cotidiano (I)

Confesso a minha total ignorância, no supermercado BIG ouvi o locutor destacar a oferta: refrigerante de 2,5 litros com desconto. Peça o desconto no caixa. Foi o que fiz e a moça me perguntou qual era o preço normal e com o desconto. Imaginei que era apenas para pedir o desconto, conforme o anúncio. Não pelo pequeno incômodo e sim pelo modo de fazer a oferta, ou seja, o consumidor tem que pedir o desconto. Porque não fazer a promoção sem tal exigência? Na pressa, naquela quarta-feira passada não perguntei nada.

Olhos, Vistos do Cotidiano (II)

São tantas desgraças, escândalos, que não ter notícia tão ruim, pode ser boa notícia por si só.

Reminiscências em Preto e Branco

Grandonas, pesadas, barulhentas e brancas, assim eram as geladeiras de meu tempo de menino. Para descongelá-las (grande quantidade de gelo nem dava mais para fechar a porta do congelador) levava o dia inteiro para derreter todo o gelo, e era preciso desligar a geladeira.