Mérito ao mestre assabido

O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria

se aprende com a vida e com os humildes.

Cora Coralina

 

            São quantos os Assabidos? O filho. O padre. O cristão. O professor. O mestre. O literato. O marido. O pai. O avô. O homem. Referência à nota 10 são 10 as qualidades gizadas em respeito ao Assabido Rhoden. Nesta segunda-feira ele lançará o seu novo livro. Comandada pela Academia Mourãoense de Letras, da qual ele é membro. Ao homenageá-lo, celebrando o dia 11 os 91 anos do nascimento, é ele que presenteará a todos com o autógrafo na sua obra.

            O filho. Nasceu no Rio Grande do Sul, descendente de alemães. Em 1926, dia 11 de dezembro em Selbach. Mais do que herdar dos pais a profunda fé cristã, o legado, já desde menino, tornou-se, ao mesmo tempo e intensamente, uma conquista devidamente consciente e honrada.         

            O padre. Vocação, devoção, ação, convicção sacerdotais do peregrino que anuncia e é. 

            O cristão. Assabido deixou de ser padre pela decisão de contrair matrimônio, autorizado pelo Vaticano. Mas não deixou de ser absolutamente cristão, mantidas muitas atribuições inerentes a tais funções. Sem deixá-la tem nele a Igreja numa vereda só, a fé.

            O professor. Nos anos 70 quando chegou a esta região e ao deixar a batina, começou a expandir o mister de educador na condição da sala de aula. Assabido sabia que podia ensinar porque tinha enorme e rico conhecimento. Na sua cátedra não se punha nalgum pedestal, pois suas aulas eram diálogos fecundos. Elevava-se pelo saber e levava ao alto todos àqueles dispostos a aprender.     

            O mestre. O tempo que dedicarmos a alcançar a inteligência, ele será atingida, questão de tempo, cada ser humano ao seu modo, circunstâncias e capacidade. Basta busca-la, a inteligência semeada brotará, será cultivada e frutificará. Já a sabedoria é fruto da meditação sobre o saber e aplicação ao longo do tempo da vida. Assabido é professor dos mestres, é mestre das gerações.   

            O literato. Citações e análises bíblicas que comportam a Filosofia também em sentido amplo, além da religiosa, reúnem nas obras dele um legado para as gerações de agora e a aquelas que virão nos vários decêndios. É a reflexão acadêmica, primada e aprimorada.    

            O marido. Amor e ajuda, palavras dele para a esposa Clotilde, expressas no livro As Exigências do Mistério de Cristo, amada sempre, sendo não existir instante algum em que ela tenha ficando de fora dos pensamentos e ações de Assabido.  

            O Pai. Carlos Alberto, Ricardo, Ana Claudia e Fernanda foram criados com açúcar e com afeto, doce predileto, na canção do Chico Buarque. A doçura do pai que soube segurá-los pelas mãos e, à medida que cresciam, soltá-los. Com as mãos passarem a expressar o aceno à vida adulta. Remédios amargos? Pouquíssimos na missão de educá-los, raras advertências. Tiveram eles a educação pelo exemplo eloquente do Assabido e Clotilde, caráter e humildade são alguns traços.      

            O Avô. As gerações que formou na vida religiosa e educacional transpuseram filhos, filhos dos filhos, netos e netos. Em casa encontram Assabido de coração e braços abertos para acolher a criançada miúda que tem nele o velho senhor renovado com um vigor de menino feliz.  

            O homem. Assabido é um só homem na multiplicidade de muitos papeis, afazeres e seres. Justo, íntegro, capacidade de compreender, perdoar. Assabido é soma nas somas da vida de divisões e multiplicações. 

            Feitas as dez referências ao Assabido aludindo à nota máxima, 10! É preciso acrescer mais uma, para totalizar 11, sendo 11 o dia do aniversário dele. E 11 como reunião das demais 10 referências para um total esplêndido:

            O Amigo. Universal e específica que tem, tão bem cativa: amizade. Aqui a  homenagem.    

Fases de Fazer Frases

            Se não tiver intenção, o olhar é só um olhar? Se o olhar não for intenso.

Olhos, Vistos do Cotidiano

            Uma das piores e mais antigas mentiras do comércio natalino: três vezes sem juros.

Caixa Pós-tal

            Gosto do que escreve, é como se falasse com cada um que lê, diz Bianca Rodrigues Silva.

Reminiscências em Preto e Branco

            Poeira tempo varrida pela memória-vassoura. Ela levanta para cair noutro-idem lugar.     

 

__

Por José Eugênio Maciel | [email protected]