Quando o carteiro chegou (…)

 

QUANDO O CARTEIRO CHEGOU (…).

Quando o carteiro chegou e o meu nome gritou
Com uma carta na mão
Ante surpresa tão rude, nem sei como pude
Chegar ao portão
Lendo o envelope bonito e no seu sobrescrito
Eu reconheci
A mesma caligrafia, que disse-me um dia
Estou farto de ti
Porém não tive coragem de abrir a mensagem
Porque na incerteza
Eu meditava e dizia:
Será de alegria?
Será de tristeza?
Quanta verdade tristonha ou mentira risonha
Uma carta nos traz
E assim pensando rasguei, sua carta e queimei
Para não sofrer mais

Cícero Nunes e Aldo Cabral

            A palavra postal originalmente é latina, post e significa depois de. Ela remete à outra palavra, pós, da mesma origem etimológica, sinônimo de posterior. A palavra pós liga-se a outro elemento pelo hífen, e, como exemplo, pós-graduação; pós-guerra. Ainda do latim vem à tona da memória o tal, palavra sinônimo de esse, este, aquele, assim, igual, semelhante.

            Palavras e sentidos com o intuito de chamar a atenção do caro e raro leitor desta Coluna. Ela tem a partir de hoje um novo subtítulo: Caixa Pós-tal, que ficará em seguida dos Olhos, Vistos do Cotidiano e antes de Reminiscências em Preto e Branco. O estreante subtítulo destina-se a registrar manifestações relacionadas a todo o conteúdo aqui publicado. Por escrito ou verbalmente, é para crítica do leitor a favor ou contra, sugestões, apontamento dos erros. Por gostar de brincar com palavras, sempre iminente e enorme perigo para mim, as conheço e domino bem pouco, então, para personalizar tal espaço, em vez de postal, será pós-tal. O que vier depois, tal pós, pós-tal.

            Não longe no tempo, quando não era obrigatório a caixa postal padronizada, a música transcrita narra o carteiro a chegar e gritar o nome do destinatário com a carta na mão. Mensagem é uma das canções mais populares cantaroladas. Foi o maior sucesso da cantora paulistana Isaura Garcia, intérprete magistral nos anos 40 e 50. Morreu em 1993.

            A riqueza da nossa arte, como a musical, é caracterizada pela diversificação nos arranjos, na voz, estilo. Mensagem tem lindas interpretações como a de duas cantoras brasileiras, Vanusa e Maria Bethânia. Se existirá uma melhor que a outra, é arriscado, pois a mesma canção com diferentes tons, sons, tudo numa musicalidade, tão bonitas e diferentes como Isaurinha. 

Fases de Fazer Frases

            Volto meus olhos para as voltas que não vi.

Olhos, Vistos do Cotidiano

            Vem a avisar. Visa suave ou intensa, sopro que traz o frio: No ver o inverno.    

Caixa Pós-tal

            Gabriela Gonçalves, cada linha que li imaginava o senhor naquele momento. Curiosa para saber se estava tudo bem com o ‘babão’ aí apaixonado pela araucária, escreveu a telefonista mourãoense. Aqui da Tribuna, o amigo Clodoaldo: Quando comecei ler o texto já ia te ligar para saber se estava bem. Aí continuei a leitura e fiquei aliviado. Ambos se referem à última Coluna, intitulada FINGI QUE FUGI.      

Reminiscências em Preto e Branco

            Mensagem, transcrita literal na Coluna de hoje, cabe comparar no tempo, não tive coragem de abrir a mensagem, (…)… rasguei a sua carta e queimei. Como caixa postal também é endereço eletrônico, não precisamos rasgar, queimar, basta deletar.