Se não estamos brincando, sério também não é

“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota no mar.
Mas o mar seria menos se lhe faltasse uma gota”.

Madre Teresa de Calcutá

    O noticiário sobre a Covid 19, entre todos e múltiplos enfoques, desde a ciência até o senso comum, tem fartamente mostrado aglomerações, pessoas em festas até então clandestinas, muitas delas sem máscara e demais proteções. 
Cenário que causa repulsa, indignação. Sem dúvida.
    A cobertura jornalística também narra a situação dos usuários do transporte coletivo, brasileiros em São Paulo, cinco milhões de passageiros que necessitam diariamente irem de casa para o trabalho e de lá o retorno para respectivos lares. Curitiba, com um milhão de usuários, são obrigados a elevado nível de contato físico, mas não deixam de embarcar nos ônibus lotados e em menor quantidade, pois necessitam manter o emprego. Apenas para mencionar dois exemplos do que ocorre em todo o país.
    O descompasso entre infectados e curados tem como reflexo mortes em todo o Brasil, já são mais de 250 mil que perderam a vida.
    Não basta que cada um faça a sua parte. É impostergável fazermos mais e coletivamente, isso implica medidas mais severas, céleres e eficazes, cuja individualidade deva ser secundária em todos os sentidos. 
    Nossa região já ultrapassou 15 mil casos, 275 mil mortes e mais de 15 casos positivos. Amplamente divulgado, a Santa Casa não tem mais leitos disponíveis, um sequer.  O Conselho de Saúde de Campo Mourão recomenda medidas mais enérgicas, necessidade iminente.  

Fases de Fazer Frases (I)
    Válida
    Vá lida
    Validar
    Vá lidar
    Vai lidar

Fases de Fazer Frases (II)
    Quando uma pessoa tem preço já não ter valor algum.

Fases de Fazer Frases (III)
    Página virada, para trás, ou para frente, é página virada.

Fases de Fazer Frases (IV)
    Não espere bem mais o que a vida dá, conquiste também.

Fases de Fazer Frases (V)
    A felicidade é completa quando dela não se espera tudo.

Fases de Fazer Frases (VI)
    Tudo o que o tempo disser, acredite, menos nas horas.

Fases de Fazer Frases (VII)
    Ignorância terá bom proveito de quem não sabe.

Olhos, Vistos do Cotidiano (I)
    O sinal de trânsito vermelho que obriga motoristas a pararem em frente ao 11º Batalhão da Polícia Militar sediado em Campo Mourão, avenida Ney Braga, pois permite que as viaturas a trabalho não fiquem a esperar uma brecha e saírem na referida rua. 
          Pois bem, e quando o portão está fechado? Espera-se o quê?! 

Olhos, Vistos do Cotidiano (II)
    Expectativa em nossa região relacionada ao pedágio, com a anunciada audiência pública, rodovias federais que passarão para a iniciativa privada.
    De 30 anos! É o previsto do tempo de concessão, se ninguém fizer nada. Absurdo! E empresas se preparam para licitação, sendo que muitas delas não cumpriram contratos, o que deveria desclassificá-las automaticamente. 

Olhos, Vistos do Cotidiano (III)
    O Campeonato Paranaense de Futebol será transmitido pela Rede Massa – SBT. As partidas serão sempre as terças e sábados. Todos os clubes concordaram. 

Olhos, Vistos do Cotidiano (IV)
    Sequência da nota acima, o futebol paranaense está assim posicionado nos campeonatos nacionais. Só o Athetico disputará o Brasileirão, o Curitiba foi rebaixado para a Série B, onde continua o Operário de Ponta Grossa. Ainda da Série B, tem a volta do Londrina, que sai da C, agora com outro rebaixado lá, o Paraná Clube.                 

Farpas e Ferpas (I)
    Caso todas as verdades sejam descobertas, como ficarão as cobertas?

Farpas e Ferpas (II)
    Tudo tem o seu tempo quando o tempo não é seu?

Reminiscências em Preto e Branco (I)
    O jornal Folha de São Paulo faz 100 anos. Com a maior circulação em todo o Brasil, tem como características estimular o debate e divulgar opiniões divergentes. Aliás, neste aspecto é um dos pontos principais, o de não se limitar a apenas noticiar, e sim o de ter conteúdo de plural de ideias.

Reminiscências em Preto e Branco (II)
    Híbrida, se não fosse a pandemia da Covid 19 tal palavra continuaria muito desconhecida. Lembro quando estudei no Colégio Agrícola e aprendi que o cruzamento de indivíduos diferentes, plantas e frutos. Agora a educação tenta iniciar as aulas pelo sistema híbrido, estudantes e professores se alternando em termos de aulas presenciais ou remotamente.
 

José Eugênio Maciel | [email protected]