Abrindo as portas do Paraná aos portugueses
Meus caros amigos, na próxima semana acompanho o governador Ratinho Junior a Portugal, em nova missão internacional do Governo do Paraná. Será uma grande oportunidade de mostrar os atrativos turísticos paranaenses aos irmãos lusófonos e abrir as portas do estado ao país.
Primeiramente, a comitiva irá até os Estados Unidos, onde apresentará o projeto da Nova Ferroeste e terá reuniões com importantes executivos e investidores de várias áreas de atuação. Depois, dia 13, me uno a eles em Lisboa, onde nosso foco serão as potencialidades turísticas do Paraná.
O primeiro compromisso será com o Banco BNI, financeira digital com maior taxa de crescimento em Portugal. Na sequência, participaremos do evento Conexão de Negócios Paraná-Lisboa, para discutir as oportunidades de negócios em setores estratégicos para o Estado, como o turismo.
Haverá, ainda, visitas à Câmara Municipal de Lisboa, à Câmara Municipal de Oeiras e ao Taguspark, um parque de ciência e tecnologia localizado em Talaíde, em Oeiras, que reúne empresas, centros de investigação e uma universidade, permitindo às organizações, aos empresários e às startups desenvolverem soluções comercializáveis e com capacidade de exportação e internacionalização.
Em todas essas agendas, nosso foco principal será a atração de turistas. Como país de língua portuguesa, Portugal representa um potencial enorme para o Brasil e o Paraná.
Em 2022, quase 1 milhão de brasileiros visitaram Portugal, enquanto 150 mil portugueses vieram ao Brasil. Há que se levar em conta que a população portuguesa é de apenas 10 milhões de habitantes, enquanto no Brasil somos mais de 200 milhões. Ainda assim, é possível melhorar esse fluxo em nosso favor, especialmente no Paraná.
Para isso, a Embratur e o Instituto Público do Turismo de Portugal assinaram no mês passado um acordo de cooperação para trocar experiências nas áreas de inovação e tecnologia da informação com foco na promoção internacional do turismo.
E nossa passagem em terra lusa terá também este objetivo: vamos debater com trades para entender como o Paraná pode ser mais atrativo e fazer a conexão de turistas com destinos como Foz do Iguaçu e Curitiba, estendendo a outras localidades do estado. Há muitos destinos paranaenses que hoje não são oferecidos aos portugueses: é preciso abrir as portas do Paraná e mostrar o que temos de melhor.
Levantamento feito em agosto do ano passado pelo Fórum de Integração Brasil-Europa (Fibe) mostrou que 53% dos portugueses veem o Brasil como um destino turístico, e 37% dos portugueses associam turismo e belezas naturais quando pensam no Brasil.
E é aí que o Paraná entra em campo: belezas naturais não nos faltam, de costa a costa.
Como você vê o turismo no Paraná?
A Secretaria de Estado do Turismo acaba de lançar uma pesquisa online com o objetivo de conhecer a opinião e percepção da população paranaense sobre o turismo, bem como identificar os seus principais destinos e hábitos de consumo de viagens.
Sua participação é muito importante! É rápido e fácil: basta acessar o link https://l1nk.dev/pesquisahabitoseconsumoturismo até o dia 18 de junho e responder às perguntas.
As informações obtidas servirão de base para a formulação de políticas públicas visando o melhor desenvolvimento do turismo, permitindo captar a percepção dos paranaenses.
Marcio Nunes é secretário do Turismo do Paraná