Boas notícias para começar bem o mês

Olá pessoal! Maio está começando recheado de boas notícias no setor do turismo sustentável, especialmente no que tange ao Paraná.

Senão, vejamos: o mês que se encerrou foi o melhor abril de toda a história em número de visitantes no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz. Foram 150.827 turistas, batendo o melhor desempenho para o mês que era de 2019, quando 145.193 turistas estiveram na unidade de conservação.

No comparativo com o mesmo período de 2022, a visitação foi 35% maior, quando o parque recebeu 111.127 visitantes. Consequentemente, o total também superou o registrado em 2021, com 20.018 pessoas. Já em abril do ano de 2020, a visitação turística foi suspensa por conta das medidas sanitárias para contenção da pandemia do coronavírus.

No quadrimestre, de janeiro a abril de 2023, a unidade de conservação recebeu 616.630 visitantes. Comparando com o quadrimestre de 2022, este ano foi 58% mais movimentado.

Além de um ótimo resultado, o número também é um importante termômetro para o setor turístico paranaense, haja vista que as Cataratas do Iguaçu são o principal destino turístico de nosso estado, especialmente quando falamos em visitantes estrangeiros.

É uma clara demonstração de que o segmento está em alta, e que devemos aproveitar o momento para divulgar nosso estado e trazer ainda mais visitantes, gerando emprego e renda por aqui!

A outra boa notícia vem do IBGE: com aumento de 1,9% nas atividades turísticas em fevereiro, o Paraná foi o estado da Região Sul que mais avançou no setor, com desempenho também melhor que a média nacional, que recuou 0,7% no período. Na comparação com os outros estados analisados, o Paraná teve o quarto melhor resultado em fevereiro, atrás apenas do Espírito Santo (5%), Distrito Federal (4,9%) e Minas Gerais (2,7%). Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, a atividade teve queda de 2,4% e 2,8% no mês, respectivamente.

O Estado também avançou acima da média nacional na comparação com fevereiro de 2022, com crescimento de 23% ante os 14,8% registrados no País. Foi o terceiro melhor no período, atrás apenas de Minas Gerais (25,2%) e de Santa Catarina (23,9%). A receita nominal das atividades turísticas paranaenses aumentou 40% de um ano para outro.

Por fim, aqui no Rio de Janeiro, de onde escrevo a coluna, vi com muita satisfação a presença de empresas paranaenses participando da Rio Boat Show, maior salão náutico outdoor da América Latina, que reúne na Marina da Glória os principais lançamentos e destaques do segmento. São importantes fornecedores para este universo, que confeccionam produtos como ar condicionado, estofados, portas e janelas para barcos e iates. O turismo tem um alcance fantástico enquanto atividade econômica – que muitas vezes nem imaginamos.

E também o Governo do Paraná se fez presente novamente na Boat Show, divulgando seus pontos turísticos e promovendo 78 atrativos de turismo náutico registrados em nosso estado. Somos um estado cercados de água: temos o Oceano Atlântico e nossas belas baías no Litoral, o Paranapanema lá em cima, o Rio Iguaçu embaixo, o lago de Itaipu e as praias na Costa Oeste, além de inúmeras represas. Quem tem barco tem o que aproveitar no Paraná. Então, participar de uma feira como essa é fundamental para mostrar essas belezas para todo o Brasil!

Marcio Nunes é Secretário do Turismo do Paraná