Boas perspectivas para o turismo em 2023

Meus amigos, na semana que passou o Governo do Paraná promoveu um evento com o Google para agentes públicos estaduais das áreas de comunicação e marketing – o chamado “Google Day”. Na ocasião, executivos da empresa no Brasil falaram sobre como as ferramentas desenvolvidas podem auxiliar poder público na coleta e análise de dados e na formulação de políticas públicas.

Dentre os dados apresentados, um em especial nos chamou a atenção: assuntos ligados ao turismo formam o segundo grupo mais procurado entre os paranaenses, com 18% de todo o total de buscas – atrás apenas de assuntos ligados à saúde, disparados em primeiro lugar com 65%.

A leitura imediata é que, passada a pandemia e todo o período de reclusão e afastamento social que ela exigiu, as pessoas têm buscado novamente por passeios e viagens – o que, somado a outras estimativas e indicadores, nos dá uma perspectiva muito boa para 2023 nos segmentos ligados ao turismo.

Outros dados interessantes que foram repassados pela turma do Google: Curitiba é o 9º destino do país com maior procura entre os brasileiros, enquanto Foz do Iguaçu é o 6º destino do Brasil com maior procura entre os turistas estrangeiros, de acordo com as buscas realizadas em todas as partes do mundo.

Ou seja, o Paraná enraizado no top 10 do turismo brasileiro, capitaneado pelo multiculturalismo e inovação da capital e pelas maravilhas naturais da terra das Cataratas.

O boletim da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) traz a expectativa para 2023 de um crescimento de 53,6% no setor de turismo em comparação ao ano passado. E, como pudemos ver pelos dados do Google – o principal “termômetro” de tendências do mercado –, aqui no Paraná o crescimento deve manter em mesmos padrões essa curva ascendente.

Essas estatísticas mostram também que há um espaço muito grande para preencher junto a esses turistas brasileiros e estrangeiros que vêm a Curitiba e Foz. Tanto o poder público, no âmbito estadual e municipal, quanto o setor privado – atrativos, rede hoteleira, entidades de classe – podem explorar mais esse nicho, no intuito de manter esses turistas por mais tempo em território paranaense para que se desloquem também a outras regiões do estado.

Por outro lado, os dados mostram que os paranaenses querem muito viajar, e essa tendência de conhecer locais perto de casa, que ganhou força na a pandemia, precisa ser igualmente bem aproveitada.

FORÇA DO CAMPO, TAMBÉM NO TURISMO – Um desses nichos a ser melhor explorado é o turismo rural.

Estive recentemente visitando duas das grandes feiras agropecuárias: a 51ª Expo Paranavaí e a 48ª Expo Umuarama. Apenas estes dois eventos geram uma movimentação de aproximadamente R$ 120 milhões em negócios, além de atrair quase 500 mil visitantes para os dois municípios, aquecendo o turismo e setores correlatos – como hotelaria, gastronomia e transporte, dentre outros.

Em breve, teremos outros grandes eventos deste porte: a Expolondrina (Loindrina), a Expojara (Tapejara), FestCentro (Pitanga), Expoingá (Maringá), ExpoPalotina (Palotina).

Mas queremos ir além do circuito de feiras, criar roteiros que atraiam a população das cidades para experimentar o contato com o campo, a natureza, os produtos artesanais, gerando renda e aumentando a lucratividade especialmente para pequenas propriedades e pequenos produtores. Por isso, a Secretaria do Turismo do Paraná está aproveitando estes eventos para reuniões com empresários do setor turístico, prefeitos, vereadores e entidades rurais.

Nosso espelho é a Europa, berço do turismo rural. Ao viajar pelo interior da Itália, França, Portugal, Espanha, é possível perceber o impacto da integração entre a cultura, a gastronomia, o turismo e a agropecuária na promoção das economias locais. Isso viabiliza uma imensa gama de novos negócios, emprego e renda, além da preservação das tradições, dos costumes locais e da paisagem campestre.

É isso que desejamos para o Paraná, e é para isso que trabalharemos.

* Marcio Nunes é deputado estadual e ex-secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná