O Paraná na vitrine turística internacional

Quando o governador Ratinho Junior nos convidou para assumir a Secretaria do turismo, ele propôs um desafio: colocar o Paraná num patamar superior do turismo internacional, em todos os segmentos possíveis.

Evidentemente que isso não acontece de um dia para o outro. O novo time da secretaria está na fase de prospecção e desenvolvimento de programas sólidos e sustentáveis para posterior implantação. Sustentáveis não apenas no sentido de aproveitarem as belezas naturais preservadas de nosso estado, mas de serem sustentáveis também econômica, legal e tecnicamente, para que norteiem de fato, e a longo prazo, o setor turístico do estado rumo ao futuro.

Mas o começo da nossa gestão à frente da pasta já se mostra bem promissor, e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo.

Na última semana, em encontro com agentes turísticos de todo o país, participei de um importante comunicado ao mercado: este ano, o Paraná entra definitivamente na rota dos cruzeiros turísticos nacionais e internacionais, com escalas e embarques inéditos em Paranaguá operados pela MSC, uma das maiores companhias do mundo. Assim, nossa Cidade-Mãe se juntará a outros portos de embarque já conhecidos no Brasil, como Itajaí, Santos, Rio de Janeiro, Salvador e Maceió.

O navio MSC Lirica vai operar itinerários de Paranaguá para Itajaí, Buenos Aires (Argentina) e Punta del Este (Uruguai). A previsão é de que mais de 10 mil turistas em Paranaguá somente na próxima temporada (entre novembro e março), enquanto outros 41 mil turistas brasileiros e estrangeiros em trânsito devem descer na cidade abrindo oportunidades fantásticas para o comércio, a gastronomia e o artesanato de todo o nosso litoral.

Os turistas que aqui vierem vão desembarcar no coração da Grande Reserva da Mata Atlântica. Ali pertinho poderão conhecer Antonina, Morretes, Guaraqueçaba e as praias e as ilhas paranaenses, e até mesmo passar um dia na capital. Por outro lado, agora os paranaenses terão uma enorme facilidade, não precisando mais se deslocar até Santos para embarcar em cruzeiros. Paranaguá será um grande ponto de encontro de turistas.

Mas tem mais boas notícias. Ontem, a Diretoria de Inteligência Turística da Setu divulgou o segundo Boletim de Dados Turísticos de 2023, com o levantamento do número de visitantes nos principais atrativos turísticos do estado nos últimos quatro anos. Os números mostram que 2022 registrou um crescimento exponencial no volume de turistas, no comparativo a 2021. E, de maneira geral, os números já se aproximam dos níveis registrados no pré-pandemia, em 2019.

O Parque Nacional do Iguaçu foi novamente o principal atrativo do Paraná, com 1.434.308 visitantes. O número é 118% maior do que o registrado em 2021 (655 mil).

O segundo atrativo com maior número de visitantes em 2022 também é de Foz: o Parque das Aves registrou a presença de 693.833 pessoas em 2022 – um crescimento de 98% em relação a 2021.

Em seguida, aparece a Linha Turismo de Curitiba, com 656.554 passageiros em 2022. Além do crescimento de 140% em relação a 2021, o número é também superior aos níveis pré-pandemia (em 2919, foram 557 mil passageiros).

Foz é nosso principal destino de turistas estrangeiros, enquanto Curitiba atrai mais visitantes do interior do Paraná e de estados vizinhos. Esse turismo interno reagiu mais rápido ao fim da pandemia. As pessoas optaram por viagens mais curtas, muitas vezes deslocando-se no próprio veículo. Somente agora o turismo internacional está voltando à normalidade.

Agora, com a implantação e a posterior consolidação de nossas novas políticas de incentivo ao turismo, queremos aproveitar o bom momento para, jun5to co ma iniciativa privada e as entidades ligadas ao setor, colocar o Paraná no topo do turismo nacional.

Marcio Nunes é secretário do Turismo do estado do Paraná.