Um grande impulso para a sustentabilidade e a economia do Paraná

Meus amigos, turismo é muito mais do que uma possibilidade de lazer, é uma atividade econômica das mais importantes na geração de emprego e renda. E, ao mesmo tempo, um grande aliado da sustentabilidade e da proteção do meio ambiente.

Nossos esforços no governo Ratinho Junior para o incentivo e o fomento ao turismo sustentável tem se traduzido em resultados. Senão, vejamos: no mês de março, o estado teve o maior avanço do setor no mês de março em todo o Brasil, com crescimento de 2,6% em relação a fevereiro, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se considerarmos o acumulado do primeiro trimestre, o Paraná, com aumento de 17,6% , teve o segundo melhor desempenho do País no período, atrás apenas de Minas Gerais (24,3%).

Em relação a março do ano passado, o setor avançou 17,4%, também o segundo melhor resultado do período e muito superior à média nacional, de 6,6%. No acumulado de 12 meses, entre abril de 2022 e março de 2023, o aumento do Paraná foi de 24,4%, contra 22,2% da média brasileira.

A notícia é boa, mas é melhor ainda se analisarmos que os grandes responsáveis por esse aumento são atrativos sustentáveis: o Parque Nacional do Iguaçu bateu recorde histórico de visitação em abril, recebendo cerca de 150 mil turistas. As Unidades de Conservação do estado receberam quase o dobro de turistas entre janeiro e abril em relação aos mesmos meses do ano passado – foram 209.812 visitantes no período.

É um crescimento concreto, beneficiando diversos empreendimentos e trabalhadores que dependem de atividades como hotelaria, transporte, serviços de guia e alimentação. Como disse o governador, é a forma mais barata de gerar empregos para a população.

Os trabalhos nesse sentido não param, especialmente no âmbito da Secretaria do Turismo. Agora em junho, iremos promover o Encontro Estadual de Gestores de Turismo 2023, no auditório do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. O intuito é mobilizar os gestores de turismo das prefeituras para a importância da atividade na economia dos municípios e os profissionais que atuam no planejamento, organização, qualificação e promoção, além de criar conexões e sintonia entre todas as 19 regiões turísticas do Paraná.

Também acabamos de anunciar o programa Turismo na Escola 2023, que tem o objetivo de ampliar o conhecimento de professores e alunos sobre esta atividade, principalmente em âmbito regional. É uma forma de fazer nossos estudantes valorizarem desde crianças o turismo como fonte de riqueza, de preservação da história, da cultura e do meio ambiente.

O programa irá passar pelas 19 regiões turísticas do Paraná. A primeira capacitação será em Francisco Beltrão, no Sudoeste, na próxima sexta-feira, 26 de maio. Serão capacitados cerca de 140 professores da rede municipal de ensino de outros 16 municípios da região.

Queremos que as próximas gerações de paranaenses vivam o turismo e do turismo, de maneira sustentável, garantindo a preservação de nossa biodiversidade e a geração de riquezas.

Esse é o caminho para o Paraná do futuro.

Marcio Nunes é secretário do Turismo do Paraná