Ação

Após ter sido acionado pelo Ministério Público (MP) da Comarca de Campo Mourão, por improbidade administrativa, acusado de ter utilizado a estrutura da Câmara de Vereadores em benefício próprio, o presidente do Legislativo, Pedro Nespolo (SDD) disse na sexta-feira, em nota publicada na sua página pessoal do facebook, que fez o correto. Estou muito tranquilo e seguro de que fiz o correto de acordo com os preceitos regimentais do Poder Legislativo e também por ser um Direito Fundamental da Constituição, defendeu-se.

Ação 2

Ainda segundo o vereador, o Legislativo é representado pelo seu presidente, não importando o mandato do titular ou existência do órgão, independe da pessoa física que o ocupe. Sendo assim, quando o presidente da casa atua é o Poder Legislativo que está desempenhando suas funções, ponderou. O parlamentar falou que está à disposição da justiça para qualquer esclarecimento.

Cassação

O MP sugere à justiça a cassação do mandato de Nespolo, reparação do dano e suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos. Solicita ainda que, caso o Youtube pague a multa de R$ 90 mil imposta pela Justiça – pela publicação de vídeo envolvendo o nome do vereador -, o valor seja bloqueado para ‘garantir o ressarcimento dos danos ao Legislativo Municipal’. Mas Nespolo já avisou que caso a multa seja paga, o dinheiro irá para a prefeitura e não para seu bolso.

Audiências

Encerrando por hoje, a Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara de Campo Mourão marcou duas audiências públicas para esta semana. A primeira será na quarta-feira, às 14 horas, para prestação de contas da prefeitura das atividades desenvolvidas no primeiro quadrimestre do ano.  Já a segunda será sexta-feira, às 19 horas para prestação de contas da secretaria da Saúde. 

Dito e Escrito

Ele foi uma pessoa que passou a vida inteira ajudando os outros e morreu ajudando.

Edson Alves, presidente do PSDB de Peabiru, ao comentar a morte do ex-vice-prefeito Claudio Iamagamin.