Audiência da segurança
Ontem de manhã a Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), realizou uma audiência pública para discutir assuntos relacionados à segurança pública na região. O encontro contou com a presença de prefeitos, deputados estaduais, autoridades policiais, entre outros. Ausência sentida mesmo na reunião foi a do delegado chefe da 16ª Subdivisão Policial (SDP) José Aparecido Jacovós, que nem representante mandou.
Falta de efetivo

A falta de efetivo policial no 11º Batalhão de Campo Mourão foi o assunto mais discutido. Pudera, tem policial na região fazendo milagres. O problema é reconhecido pelo próprio comandante da PM, major Wanderley Castro. Segundo ele, a falta de efetivo não é novidade para ninguém. O comandante ressaltou que é preciso empenho dos políticos da região, caso contrário o batalhão ficará para trás.
Falta de efetivo 2
Segundo major Castro, se todos os PMs que estão na fila pedirem para entrar na reserva até o fim do ano, o 11º Batalhão perderá pelo menos 20% do efetivo policial. O agravante, conforme ele, é que não haverá reposição. Se os deputados e autoridades políticas não correrem para termos uma reposição, daqui a pouco os que estão aí não terão condições de trabalhar, avisou.
Reflexo da política
Major Castro justificou que a falta de efetivo da Polícia Militar hoje no Paraná, é reflexo da política do passado. O governo [Beto Richa (PSDB)] tem demonstrado preocupação em repor o quadro, comentou. Segundo ele, está em estudo no Estado, o projeto 300. O objetivo é repor o efetivo em cidades do Estado com menos de sete policiais. Cada município, deverá receber mais novos sete PMs. Na região da Comcam, a maioria das cidades conta atualmente com quadro inferior a sete policiais.
Prefeitos na audiência
Participaram da audiência os prefeitos: Mino Bonato (Araruna); Dina Cardoso (Farol); Fábio D’Alécio (Ubiratã); Luiz Volpato (Moreira Sales); Ricardo Radomski (Mamborê); Juquinha Amaro (Altamira do Paraná); Elias Lima (Engenheiro Beltrão); João Carlos Klein (Peabiru); Agnaldo Chichetti (Roncador); Osvaldo Ishikawa (Quarto Centenário); Vera Lúcia da Silva Zanatta (Terra Boa); e Valdinei José Pelói (Rancho Alegre do Oeste). Os deputados estaduais Douglas Fabrício (PPS) e Marla Tureck (PSC) também estiveram no evento.
Pré-candidatura oficializada
O PPS de Campo Mourão oficializou na quinta-feira, a pré-candidatura do ex-prefeito Tauillo Tezelli a prefeito nas eleições deste ano. O presidente do diretório, deputado estadual Douglas Fabrício, cumprimentou o ex-prefeito, motivou a militância e enfatizou que Tauillo é o nome mais preparado do partido para a disputa. No mesmo evento também foi lançado o Fala Campo Mourão, o projeto realizado desde 2000 no Paraná e que consulta a população sobre prioridades para elaboração do plano de governo.
Recape asfáltico
O prefeito de Peabiru, João Carlos Klein (PMDB), está faceiro da vida. Ele informou ontem a este colunista, que o município concluiu recentemente o recape asfáltico. De acordo com Klein, foram recapeados 11 mil metros quadrado de asfalto na cidade. O investimento é de R$ 250 mil. A manutenção das vias era uma das nossas maiores preocupações, disse o prefeito.
Dito e Escrito
O maior desespero de qualquer comandante é não ter pessoal. Estamos numa situação desesperadora. Não tem efetivo. Precisamos brigar se não ficaremos para traz.
Ataídes Casaroli, ex-comandante da Polícia Militar (PM) de Campo Mourão, na reunião do Conseg, na quarta-feira, sobre a falta de efetivo policial no 11º Batalhão.
