Bens bloqueados
O juiz de direito, James Hamilton de Oliveira Macedo, decretou a indisponibilidade dos bens do prefeito de Campo Mourão, Nelson Tureck (PSD), da Embracol, empresa que presta o serviço de transporte escolar ao município, e do ex-chefe do setor de licitação da prefeitura, Carlos Singer. Está bloqueada a movimentação de carros, imóveis, e aplicações. Nem mesmo a brasiliona, o xodó de Tureck, ele pode vender, caso queira. Mas deuzolivre rapá do céu…
Bens bloqueados 2
Confira um trecho da decisão do juiz: Defiro o pedido de indisponibilidade dos bens dos requeridos até o montante de R$ 1.121.120,00 (um milhão, cento e vinte e um mil e cento e vinte reais). Oficie-se diretamente aos Cartórios de Registro de Imóveis de Campo Mourão e Maringá comunicando a presente decisão e determinando a indisponibilidade dos bens imóveis dos requeridos até o montante acima discriminado. As operações de indisponibilidade de bens junto ao Banco Central e DETRAN serão realizadas por este Juízo por meio dos sistemas BACENJUD e RENAJUD.
O caso
A determinação atende pedido do Ministério Público (MP) local, que ofereceu denúncia contra Tureck de fraude na licitação com a Embracol. De acordo com o MP, o prefeito teria cometido ato de improbidade administrativa na contratação da empresa. Além do afastamento das funções de Tureck, a promotoria havia sugerido na época, em abril, a imediata suspensão do contrato, como também a indisponibilidade dos bens dos envolvidos.
Fênix em festa

O clic é de Fênix. Na foto, o prefeito anfitrião, Altair Molina Serrano (DEM). Ele foi um dos primeiros a saborear o Peixe na Cerâmica, prato típico do município. Olha ele com uma prata aí. A festa do peixe está em sua 9ª edição. O município promove também a 26ª Expo Fênix. Os festejos são em comemoração aos 52 anos da cidade. A programação encerra amanhã. Segundo Neno, o prato é um dos mais apreciados da região. E ele disse que tudo foi preparado com muito carinho, viu?
Secretário na city
E quem estará hoje em Campo Mourão, é o secretário de Estado, Jonel Iurk (Meio Ambiente). Ele participará de um encontro de lideranças das regiões da Comcam e Amocentro. O evento será a partir das 9h, na sede Comcam, durante todo o dia. Os presidentes do IAP, Luís Tarciso Mossato Pinto, e do Ipáguas, Márcio Nunes, também participarão da reunião.
Esclarecendo
O vereador Sidnei Jardim (PPS) corrigiu algumas informações publicadas nesta coluna, na edição de domingo. Ele esclareceu que não criticou o presidente da Santa Casa, Elmo Linhares na sessão extraordinária da Câmara, na sexta-feira, como divulgado. Na verdade comentei sobre a posição do prefeito. Se alguém quiser entender que eu critiquei ele, critiquei. Agora o doutor Elmo jamais critiquei, disse. Peguei no pé do prefeito. Citei o doutor Elmo por acaso. Como vou criticar alguém que é aliado político meu, ressaltou.
Milagre
Na verdade, o vereador falou que quis dizer que ano eleitoral faz milagre. Isso porque a prefeitura assinou convênio com a Santa Casa recentemente sem anuncio e sem alarde algum. Concordando, inclusive com as todas as clausulas contratuais. Para quem se lembra do episódio recente, em que ambas as partes não se acertavam com a assinatura de um convênio, realmente o que aconteceu pode ser considerado um milagre. É como diz o Sidnei, que bom se todo ano fosse ano eleitoral, assim não faltariam convênios, não é?
Comício eleitoral
E o clima eleitoral aos poucos vem tomando as cidades na região. Em Farol, por exemplo, será realizado na próxima sexta-feira, talvez o primeiro comício eleitoral da região. E será com a presença do senador Álvaro Dias. Ele participará do lançamento da candidatura de Oclésio Meneses (PSC) e Julio Garcia (PMDB). Eles formam a coligação Juntos somos mais fortes. O grupo conta com a união do DEM, PSDB, PTB. A chapa tem 25 candidatos a vereadores. O comício será a partir das 19h30, na avenida Paraná.
Dito e Escrito
O município tendo essa pressão do Ministério Público, decidimos usar o que nós temos de informações e dar abertura no novo processo de licitação [do transporte coletivo].
José Carlos Severino, Coordenador Geral de Governo do município, ao comentar ontem, à TRIBUNA, o processo de licitação do transporte coletivo em Campo Mourão.
