Cidadão de Iretama

O clic é de quarta-feira à noite, no salão paroquial de Iretama, quando o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, recebeu o título de cidadania honorária do município. Na ocasião, o prefeito anfitrião, Antônio José Quesada Piazzalunga (PMDB), o Toinzé, que participou do evento, afirmou que cooperativa tem contribuído nos últimos anos para o desenvolvimento da cidade. Eu tenho orgulho de dizer que Iretama tem a Coamo, falou. E olha aí o Toinzé, com a esposa e primeira-dama, Helena Piazzalunga, e Gallassini. E viva a Coamo.
Contas reprovadas
Má notícia ao prefeito eleito de Peabiru, Claudinei Minchio (PT). O Ministério Público Eleitoral apontou falhas na prestação de contas dele da campanha eleitoral deste ano. Entre as irregularidades: falta de abertura de conta obrigatória; gasto de campanha documentado de forma anômala; e inconsistência da informação dos gastos totais de campanha em cotejo com os gastos dos candidatos a vereadores da mesma legenda. Segundo o parecer da promotoria pública, a diferença entre os recursos gastos declarados, alcança até 1 mil por cento. Este colunista tentou falar com Minchio, mas não conseguiu localizá-lo. Segundo informações, ele está em viagem à Foz do Iguaçu, onde participa de um encontro de prefeitos. Xiiiii…
Equipe de transição
Em Mamborê, o prefeito eleito, Nei Calori (PPS), formou uma equipe de transição que está percorrendo os principais setores da prefeitura para levantar a situação financeira do município. A equipe, formada por três membros já realizou algumas reuniões com setores da administração. O intuito de Calori é iniciar a gestão já por dentro de tudo o que ocorre na prefeitura.
Compra de votos
Ontem de manhã, a juíza da 169ª zona eleitoral da Comarca de Campina da Lagoa, Fernanda Consoni, ouviu a prefeita eleita em Campina da Lagoa, Célia Cabrera (PRTB) e seu vice, Mozart Antonio Pereira sobre denúncia de crime eleitoral. Ambos são alvos de investigação no município por compra de votos. Célia foi denunciada pelos adversários políticos Ademar de Sousa Martins (PP) e Claudete Dias dos Santos (DEM), que também disputaram cargo de prefeito. A prefeita nega qualquer envolvimento no caso. Hummmmm…
Acamdoze 33 anos
Hoje a Associação das Câmaras Municipais da Microrregião Doze (Acamdoze) realiza sessão solene em comemoração aos 33 anos de existência da entidade, fundada no dia 5 de dezembro. Durante o evento, será entregue também os títulos de Vereador Nota 10 e Câmara Nota 10. A solenidade será no Recanto do Criador, às 19h30.
Vereador Nota 10
Este ano, a entrega dos prêmios de Vereador Nota 10, fugiu à regra. Normalmente são contemplados 10 vereadores mais atuantes na associação. Porém, como houve empate entre quatro edis, o conselho gestor decidiu premiar todos eles. Com isso, pela primeira vez, desde a instituição do projeto, em 2003, serão premiados doze vereadores. Também, das 16 Câmaras associadas, serão contempladas três mais atuantes. A eleição é feita pela participação dos parlamentares nos eventos promovidos pela entidade. E viva os vereadores.
Diplomações de vereadores
Falando em vereadores, hoje Terra Boa, Barbosa Ferraz e Corumbataí do Sul diplomarão os vereadores eleitos que atuarão a partir do próximo ano. As três cidades serão as primeiras da região a entregar os diplomas aos edis. Os prefeitos e vices também serão certificados. As próximas diplomações serão em Engenheiro Beltrão, Fênix e Quinta do Sol no dia 3 de dezembro. Campo Mourão e Mamborê serão as últimas comarcas a diplomar, dia 18 de dezembro.
Só pra registrar
E para encerrar por hoje, ontem à tarde, este que vos escreve recebeu a ligação de um leitor que se identificou apenas como Valmir. Bastante simpático, o homem que disse ser leitor assíduo desta coluna, tomou a liberdade de fazer uma correção em uma matéria publicada recentemente sobre o realinhamento dos salários dos servidores em Farol, assinada por este colunista. Em um dos trechos da matéria, foi publicada uma informação repassada pela prefeita Dina Cardoso, que dizia que o realinhamento foi baseado na Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. No entanto, esta Lei, de cunho federal, estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, entre outros. Na verdade, a lei a qual Dina se referia, era ao projeto de Lei Municipal nº 038/93, de 27 de outubro de 1993, que dispõe sobre o realinhamento da tabela salarial dos servidores públicos municipais de Farol e dá outras providências. E bola pra frente.
Dito e escrito
Dr. Aroldo o senhor é o cara.
Antônio José Quesada Piazzalunga (PMDB), prefeito de Iretama, ao elogiar o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, na quarta-feira, durante entrega do título de Cidadão Honorário do município.
