Comitê inaugurado

O clic de Luiziana, durante a inauguração do comitê do PPS no município, no domingo. Na foto, o candidato a prefeito da cidade pelo partido, Elpídio Koch, com lideranças do grupo. O comitê fica localizado na avenida da Liberdade, esquina com a Rua Independência. A inauguração foi em ritmo de eleições, com direito até a uma carreata pela cidade.
Candidaturas impugnadas
Em Barbosa Ferraz três candidatos tiveram seus registros de candidaturas impugnados. Jurandir Alves de Lima (PR), concorrente ao cargo de vereador, corre o risco de perder o direito à disputa por condenação na Justiça que se encaixa na Lei da Ficha Limpa; já Welington Brasil Félix (PR); que também disputa a uma das nove vagas ao Legislativo, perdeu o prazo de desincompatibilização do cargo de procurador do município. Por fim, quem também corre o risco de deixar a disputa, é a candidata à sucessão municipal, Marinalva Dias de Carvalho (PSB). Ela teve a candidatura impugnada por caracterizar terceiro mandato consecutivo na mesma família. Marinalva é viúva do ex-prefeito reeleito Mário Cesar Lopes de Carvalho, morto seis meses após assumir o segundo mandato.
Candidaturas impugnadas 2
Este colunista conseguiu confirmar também, a impugnação do registro de um candidato a vereador em Corumbataí do Sul. Trata-se de Roque José Pereira (PMDB). O pedido de impugnação de sua candidatura é por contas julgadas irregulares no período em que foi presidente do Legislativo de Corumbataí do Sul (2001). O ex-vereador consta na lista de inelegíveis, divulgada pelo Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR).
Candidaturas impugnadas 3
Na região houve ainda pedidos de impugnação da candidatura do prefeito de Mamborê, Ricardo Radomski (PSD) e dos candidatos a vereadores em Peabiru, Aline Cristina Canola (PSC); e Marcelo Souza Alves (PDT). Os processados têm até 10 dias para se defenderem. Apesar do prazo de impugnações ter encerrado na última sexta-feira, todas as candidaturas ainda estão sob júdice.
Prazo de julgamento
De acordo com o calendário eleitoral, todas as candidaturas impugnadas devem ser julgadas até o dia 5 de agosto para registro junto à Justiça Eleitoral. Na região da Comcam, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mais de 50 candidaturas receberam pedido de impugnação.
Fórum eleitoral de plantão
Em Campo Mourão, desde o último dia 5, o Fórum Eleitoral está de plantão devido ao processo eleitoral. Segundo informações, até as eleições, o órgão ficará aberto aos sábados e feriados, das 13 às 17 horas, para atender candidatos a cargos políticos e eleitores.
Urnas atualizadas
Para encerrar o assunto, as mais de 300 urnas das zonas eleitorasis de Campo Mourão, passaram por atualização de hardware. Os trabalhos, iniciado no começo de junho, foram encerrados na semana passada. Ao todo foram atualizadas 305 urnas eletrônicas, 151 na 31ª Zona Eleitoral, que atinge os municípios de Campo Mourão, Farol e Luiziana; e 154 na zona 183ª, pertencente a Campo Mourão e Janiópolis.
Urnas atualizadas 2
Segundo a chefe do cartório eleitoral de Campo Mourão, Sueli Bissi, as urnas foram atualizadas por técnicos da justiça eleitoral. Os disquetes, antes utilizados para armazenamento dos resultados das eleições, foram substituídos por pen drives. O objetivo da mudança é tornar o processo de apuração dos votos mais ágil.
Dito e Escrito
Para mim foi uma surpresa agradável. Já estávamos com quatro partidos organizados para concorrer às eleições.
Valdinei José Pelói (DEM), prefeito de Rancho Alegre D’Oeste, ao comentar, à TRIBUNA, sobre o fato de ser candidato único à sucessão municipal na cidade.
