Dilma vem a CM, mas foge da imprensa

A visita da presidente da República, Dilma Rousseff (PT) ao município não teve novidades. Assinou ordem de serviço para um trecho da BR 487, Estrada Boiadeira e BR-158, entre Campo Mourão e Palmital, o que já havia sido noticiado antes. O evento aconteceu no parque de exposições. O que chamou a atenção e irritou muitos profissionais da imprensa que faziam a cobertura da visita presidencial, foi o fato de Dilma ter fugido dos jornalistas. Vários profissionais permaneceram no local por mais de 5 horas à espera dela, mas voltaram para casa sem conseguir entrevistá-la. Após o fim do discurso, Dilma desceu rapidamente do palco já cercada por seguranças que evitaram a aproximação dos jornalistas e levantou vôo.

Vaias e protestos

Durante seu discurso, Dilma foi vaiada por alguns funcionários dos Correios que estavam no local.  Com as mãos fechadas para o alto, insinuando que o Governo Federal é mão de vaca, eles pediam melhores condições de trabalho. Dilma não gostou da postura e criticou os manifestantes. A vaia é uma manifestação, mas estou pedindo para parar porque estamos num momento de confraternização, esbravejou. A presidente até ironizou o descontentamento mandando um abraço a eles.  Houve também manifesto em defesa das Apaes, com cartazes, mas sem vaias.

Carneiro no Buraco

Dilma diz que ainda volta a Campo Mourão para comer o Carneiro no Buraco, prato típico do município. Gostaria muito de voltar aqui e comer o Carneiro no Buraco, disse. Eu acho que todos nós sonhamos com o Carneiro no Buraco, emendou. E por falta de convite não foi. A prefeita Regina Dubay (PR), chegou entregar convite a ela para a festa deste ano, mas Dilma não veio.

Osmar Dias cutuca Richa

O vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil, Osmar Dias, adversário político do Governador Beto Richa (PSDB) na eleição passada, cutucou Richa durante visita de Dilma. O Urtigão, como é conhecido Dias, disse que oito governadores eleitos já prometeram a Boiadeira, mas nada fizeram. Contei agora nos dedos, oito governadores prometeram a estrada Boiadeira em campanha, mas precisou que viesse a presidente da República para que a gente tivesse esse sonho realizado, disse.

Toma lá da cá

O discurso de Richa e Dias foi um toma lá da cá. Se de um lado o Urtigão cutucou Richa, de outro, até parecia que o Governador o respondia. Governamos sem picuinhas políticas e demagogia, disse Richa. Ele falou que no passado houve perseguição política e vingança de governador. Não investia em municípios onde o prefeito não era seu aliado político, criticou Richa sem citar nomes. E segundo ele, o povo é quem sempre pagava a conta.

Susto

E Richa tomou um susto ontem. O avião dele teve que arremeter vôo após dois soldados do Exército, que faziam segurança para presidente Dilma, atravessar a pista no momento em que o avião do Governador pousava. Apesar do susto, tudo terminou bem, fora a bronca nos soldados.

Câmara cria CPI em Beltrão

A Câmara de Vereadores de Engenheiro Beltrão aprovou nesta semana, a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a aplicação de recursos na iluminação pública rebaixada na cidade. A Comissão é formada pelo vereador Luiz Tavares Rosa (presidente), Daniel Paro (relator), Maico Rispar, Rau Cury, e Willian Kleber. A CPI terá prazo de três meses para conclusão dos trabalhos. O vencimento pode ser prorrogado. Deixo claro que como presidente da CPI não sou a favor do governo ou contra. Sou a favor da correta apuração da verdade, disse Rosa. O prefeito Elias Limas disse que não tem nada de errado com a aplicação do dinheiro.

Prazo final

Encerrando por hoje, termina neste sábado o prazo legal para migração de partidos sem infringir a lei de fidelidade partidária a tempo de concorrer em 2014. Já para prefeitos e vereadores que não vão disputar cadeiras em 2014, o prazo de filiação segue por mais 30 dias. E nada de chororô depois disso, hein?

Dito e Escrito

Eu nunca perguntei para um prefeito qual é o seu partido para investir no seu município.

Governador Beto Richa (PSDB), ontem, ao falar sobre os investimentos do Governo do Estado.