Divisão injusta
O ex-presidente da Comcam, Claudio Gotardo (PSDB), defendeu na última sexta-feira, durante eleição da entidade, mudanças na divisão de recursos do Governo estadual e federal com os municípios. Segundo ele, os impostos são produzidos no município, mas os prefeitos têm que ficar pedindo esmola em Brasília. Apenas 13% dos impostos arrecadados voltam aos municípios. Está errada esta divisão. Os municípios têm que parar de se sentir sempre o mendigo com prefeito sempre atrás daquilo que já é dele, falou. Ele citou ainda a discussão do Pacto Federativo com os municípios, iniciada ainda em 2012, mas que até hoje não saiu do papel.
Não temos dívidas, mas muito trabalho para fazer, diz prefeito
O prefeito de Araruna, Leandro César de Oliveira (PPS) avaliou na sexta-feira, à TRIBUNA, o início de mandato como positivo. Ele diz que o município está numa situação financeira confortável e que isso facilita o início da gestão. Como meu primeiro mês de gestor público estou contente. Já vi que exige muito trabalho. Não temos dívidas, mas temos muito trabalho para fazer, comentou. Segundo ele, a prioridade no momento são obras de recuperação e readequação de estradas rurais, visando o escoamento da safra agrícola e o início do transporte escolar. Estou tendo hora para chegar na prefeitura, mas para sair não, falou ele. Não é moleza não!
Superintende da SEED elogia situação fiscal do PR em CM
As medidas econômicas adotadas pelo governador do Paraná Beto Richa (PSDB) continuam sendo alvos de confetes. Após elogios do ex-presidente da Comcam, Claudio Gotardo (PSDB) na última sexta-feira, ontem foi a vez do Superintendente do Desenvolvimento Educacional do Paraná, Vitor Hugo Dantas, que fez uma visita técnica a colégios de Campo Mourão. Ele disse que Richa teve no começo do ano passado uma experiência terrível em que o ativo político dele ficou em jogo, mas que hoje a mídia nacional está dando o devido peso e valor a reforma tributária a qual o governador teve coragem de fazer. Para o superintendente, a medida está sendo revertida em obras, investimentos, e saúde. E cá pra nós, bem suspeito vindo dele, né?
Vereador de CM quer lista de empresas devedoras ao município
O vereador de Campo Mourão professor Cícero (PT) quer que a prefeitura forneça a relação de empresas inscritas em dívida ativa no município com ISS, IPTU, alvará de licença, entre outros. O pedido foi feito em requerimento protocolado na Câmara. O vereador justificou que recentemente o Ministério da Fazenda divulgou uma lista com os 500 maiores devedores inscritos na dívida ativa da União e que a iniciativa foi seguida por vários municípios. As primeiras sessões ordinárias da Câmara serão 21 e 22 deste mês com o requerimento sendo levado para discussão e votação.
Dito e Escrito
Nós vemos muitos deputados estaduais falarem que são municipalistas, mas na hora do ‘pega’ a gente vê pelas votações que votam contra o interesse dos municípios.
Claudio Gotardo (PSDB), ex-presidente da Comcam, na sexta-feira, ao agradecer a participação do deputado estadual Marcio Nunes (PSD), na assembleia geral da entidade. Foi a segunda reunião, com a segunda participação de Nunes este ano. Isso, segundo Gotardo, demonstra o interesse do deputado nas causas municipalistas
