“Educação do Futuro”

O clic é de Engenheiro Beltrão, durante o lançamento do projeto Educação do Futuro. Na foto, o prefeito anfitrião, Elias Lima (PSD); o governador em exercício, Flávio Arns (PSDB), e o prefeito de Mamborê, Ricardo Radomski (PSD). Lima que estava todo faceiro, não deixou de cutucar seus adversários políticos. Ele disse que vem sendo perseguido no município. O prefeito comentou que algumas pessoas têm levantado denúncias contra ele, porém infundadas. A transformação está acontecendo no município. Só não vê quem não quer, disse ele.

Lista de inelegíveis

O Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) divulgou ontem, uma lista com 1.098 pessoas que podem ser inelegíveis para as eleições municipais deste ano. Inúmeros nomes de agentes e ex-agentes de municípios da região estão no listão do TCE.

Lista de inelegíveis 2

Entre os nomes estão: o ex-prefeito de Peabiru José Marcos Lopes; José Dalpont (ex-prefeito de Engenheiro Beltrão); José Antônio Cafissi (ex-prefeito de Corumbatái do Sul); Same Saab (ex-prefeito de Iretama); os ex-prefeitos de Goioerê, Fuad Kffuri e Vicente Okamoto; Miltinho Malakoski (ex-prefeito de Juranda); Odilon Andreoli Gonçalves (ex-prefeito de Roncador). De Campo Mourão, não há nenhum ex-prefeito na lista. A tabela completa está no site do TCE: www.tce.pr.gov.br/servicos_ExibirRelatorios.aspx?t=8

Situação de emergência

O prefeito de Iretama, Antônio José Quesada Piazzalunga (PMDB), decretou ontem, após as chuvas que atingiram o município na segunda-feira, situação de emergência. O número de famílias desalojadas no município subiu para 15. De acordo com o prefeito, com o decreto, o município pode realizar a compra de mantimentos, entre outros materiais, caso necessite, sem que sejam realizadas licitações.

Situação de emergência 2

O prefeito informou ontem a este que vos escreve que pelo menos seis pontes foram arrastadas pelas enchentes e boa parte das estradas rurais foi danificada. A prefeitura ainda não fez um levantamento de quanto ficaram os prejuízos. Da região, além de Iretama, os municípios de Mato Rico; Manoel Ribas; e Nova Tebas também foram afetados pelas chuvas.

Inauguração da Câmara

Uma reunião na tarde de ontem, entre o presidente da Câmara de Vereadores de Campo Mourão, Eraldo Teodoro (PMDB) e a mesa diretora, definiu que a inauguração da nova sede do Legislativo ficou para o dia 6 de julho. A inauguração que estava prevista para este sábado (dia 9), conforme já havia sido anunciado por esta coluna, foi prorrogada devido a atrasos na instalação de equipamentos de informática. Dia 6 de julho, aliás, é o último dia que se pode inaugurar obras públicas com a participação de políticos que têm a pretensão de disputar as eleições municipais deste ano.

Casas Rurais

O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, liberou ontem, a construção de mais vinte casas rurais para o município de Araruna. A autorização foi formalizada durante o encontro, em Curitiba, com o vice-prefeito da cidade, Renato Toaldo (PPS), o vereador Renê Duarte. Toaldo lembrou que, além das 20 casas rurais liberadas ontem, entre 100 e 150 outras residências estão sendo construídas na área urbana da cidade. Mas que beleza.

Desincompatibilização

O presidente do Instituto das Águas do Paraná, Márcio Nunes (PSDB), anunciou sua desincompatibilização do cargo para amanhã. Ele é pré-candidato a prefeito em Campo Mourão e deixará o cargo em função da exigência da lei eleitoral. A norma prevê o prazo de quatro meses antes das eleições (7 de outubro), para os diretores/presidentes de autarquias se desvincularem de suas funções.

Desincompatibilização 2

Nunes é presidente do PSDB em Campo Mourão. A convenção tucana que sacramenta os nomes dos candidatos a prefeito, vice-prefeitos e vereadores está convocada para a data-limite de 30 de junho, no auditório da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (COMCAM).

Dito e Escrito

Estou duas noites sem dormir de preocupação. Graças a Deus foi só perca material.

Antônio José Quesada Piazzalunga (PMDB), prefeito de Iretama, ao falar ontem, à TRIBUNA, sobre as enchentes que atingiram o município.