Eleições 2012 em Barbosa

Em Barbosa Ferraz, um fato está pintando no meio político da cidade. Segundo informações, o bancário e professor, Ivan Cassol, tem sido procurado por lideranças municipais para ser candidato a prefeito em 2012. Anteriormente ele já havia disputado as eleições contra o ex-prefeito Mario César Lopes, assassinado em 2009. De acordo com informações, mesmo sendo lançado em cima da hora, o homem teve um resultado considerável de votos. Hummmmm.

 

Eleições 2012 em Barbosa 2 

Ivan é nascido em Barbosa Ferraz. Ele é filho do pioneiro e ex- vereador Artemio Cassol, irmão do atual presidente da Câmara, Gilson Andrei Cassol. Atualmente o possível pré-candidato mora em Jandaia do Sul, onde é funcionário do HSBC. Segundo fontes, seu desejo é ser prefeito de Barbosa Ferraz, onde mantém residência, propriedade rural e é eleitor e membro do Democrata (DEM) local. Segundo informações, várias lideranças o têm procurado e outras dizem até que se ele voltar será apoiado na empreitada. É esperar para ver o desenrolar dos fatos…

 

Agora é guerra  

O aumento de Vereadores está causando uma baita polêmica em Campo Mourão. A Associação Industrial e Comercial de Campo Mourão (Acicam), presidida pelo empresário Nelson Botega, praticamente declarou guerra contra o aumento de cadeiras ao lançar a campanha Diga Não ao Aumento do Número de Vereadores. Vários panfletos foram distribuídos cidade a fora e outdoors plantados em vários pontos com informações de que mais vereadores só aumentariam os gastos públicos. Enquanto isso, a população, quem mais deveria se manifestar segue calada sobre o assunto. É para não perder o costume, né?

 

Acordo 

Chegou a ser cogitado ontem, pelo próprio presidente da Câmara, Eraldo Teodoro de Oliveira (PMDB), que a votação poderia não acontecer na segunda e terça-feira por causa da resolução, que não ficaria pronta a tempo. Porém a data foi mantida, será sim nesta segunda e terça-feira (dias 12 e 13). Atualmente o Legislativo conta com 10 nobres edis, mas a lei orgânica do município permite até 17. Existem informações de que um acordo na Casa de Leis deverá aumentar para 13, o número de cadeiras. Acordo, sei…

 

Vereadores acuados 

E por falar em aumento de vereadores, ainda ontem, da China, o empresário e ex-presidente do Observatório Social de Campo Mourão, Ater Cristófoli, distribuiu um e-mail dizendo que os vereadores estão falando de 13 cadeiras porque estão se sentindo acuados. O empresário acusa os nobres edis de tentarem engambelar a sociedade com um acordo para o aumento de ‘só mais três’ vereadores. Segundo ele, pelos cálculos, mais três cadeiras aumentariam os gastos em mais R$ 3.400.000,00. O dinheiro daria para construir duas escolas, ou duas super creches. Vai gostar de intriga assim lá na China sô.

 

Amor a cidade 

No e-mail, Ater provocou ainda que esteve estudando sobre o assunto e descobriu que o Brasil é um dos únicos países do mundo que mantém vereadores. Segundo ele, na maioria das democracias mais avançadas, vereadores simplesmente não existem, ou são substituídos por um conselho municipal que trabalha por amor à sua cidade. E pensar que ainda tem gente por aí que faz do cargo uma profissão. Mas que beleza, hein?

 

Em defesa a pesquisa 

O empresário saiu também em defesa da pesquisa feita recentemente pelo Observatório. Ele disse que todas as objeções da pesquisa, tem vindo ou de pretendentes a câmara, ou de assessores dos vereadores. Segundo a pesquisa do Observatório, de 1.160 pessoas ouvidas pelo Órgão, 82% disseram não querer o aumento de vereadores e 79% não acreditam que com o aumento, a cidade terá mais representatividade. Aiaiai.

 

Outro lado da moeda 

Hoje, nesta edição, o ex-vereador e ex-prefeito de Goioerê, Antonio Sena, que pelo menos publicamente ainda não havia dito nada sobre o aumento de vereadores, traz um artigo defendendo o outro lado da moeda. Segundo ele, as Câmaras da região estão sendo vítimas de organizações não governamentais, que se auto intitulam  defensores dos recursos públicos. Sena diz que na verdade, por traz de tudo isso, existe um movimento para desestabilizar o Poder Legislativo. Deixa o Nelson Botega e o Ater saberem disso.

 

Dito e Escrito

Pelo que vi, o placar já está empatado e se dermos um empurrão forte agora, podemos manter o número de vereadores no patamar atual.  

Arter Cristófoli, empresário e ex-presidente do Observatório Social de Campo Mourão, ao comentar sobre o aumento de vereadores na cidade.