Intimado

O prefeito de Quarto Centenário, Reinaldo Krachinski (PSDB) foi intimado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) para apresentar defesa no prazo de 15 quanto a reprovação de contas do município. Ele entrou com recurso junto ao TCE, que manteve o parecer pela irregularidade, alegando a falta de repasse de contribuições patronais para o INSS e a contratação sem concurso de assessoria jurídica. O Tribunal entendeu que o gestor não apresentou provas documentais, apesar de ter alegado que não havia a irregularidade apontada.  Portanto ele que prove o contrário.

Denúncia-crime

Após ser denunciado criminalmente pelo Ministério Público da Comarca de Campo Mourão por peculato e homicídio qualificado por dolo eventual, o ex-prefeito de Luiziana José Claudio Pol (PMDB) disse à TRIBUNA que tem como comprovar que não sabia de nada do que estava ocorrendo. O MP enquadrou Pol na denúncia crime após ação civil pública feita em fevereiro de 2015 pela promotoria, que o acusou de desviar o único cilindro de oxigênio móvel disponível em uma unidade municipal de saúde para bombear o barril de chope durante uma festa particular.  Pol falou que o Ministério Público a obrigação de investigar e espera que os culpados sejam punidos. O caso ganhou repercussão nacional.

Bafão

Um ex-prefeito da cidade de Campina da Lagoa foi preso em flagrante na semana passada acusado de abusar sexualmente de uma adolescente de 24 anos. A Polícia Civil não quis repassar informações da ocorrência a Coluna. Segundo informações, a prisão aconteceu depois que uma paciente relatou a polícia que o ex–gestor tentou abusar dela durante uma consulta no Posto de Saúde Municipal. O ex-prefeito, que é médico na cidade, estava de plantão. A vítima teria conseguido fugir e procurou a polícia.

Emenda

Os vereadores de Campo Mourão, Cabo Cruz (PSL), Olivino Custódio (PR) e Jadir Soares (PPS), fizeram na segunda-feira a entrega de ofício ao presidente da Santa Casa do município, José Carlos Laurani informando a destinação de emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil ao hospital. A emenda foi destinada pelo deputado federal Alfredo Kaefer (PSL). O dinheiro será aplicado no custeio do hospital.

Dito e Escrito

Não aceitamos mais ser coadjuvantes na história. Queremos ser protagonistas no cenário nacional e nas eleições de 2018 para garantir aos municípios o lugar que eles merecem.

Marcel Micheletto, prefeito de Assis Chateaubriand, eleito presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), ao comentar que vai intensificar as ações em defesa das prefeituras e lutar pela revisão do pacto federativo.