Legislativo beltrãoense

O vereador de Engenheiro Beltrão, Francisco de Assis Alves (PSDC), o Chico da Farmácia, que retornou ao cargo neste mês, após ser cassado no ano passado no escândalo conhecido como a Farra das Diárias, já participou de duas sessões ordinárias no Legislativo. Alves, que havia sido perdido o mandato por sete votos a um, ou seja, pela maioria, disse que retorna de cabeça erguida. Em plenário estou à vontade. Sem vínculo algum, comentou. Sua primeira sessão, desde que retornou ao Legislativo, foi no último dia 6. Chico da Farmácia assumiu o lugar do suplente, Marcos Venicio Paro (PSD).

Placas de inauguração

Chico da Farmácia já disse que na próxima semana seu advogado vai interpor pedido ao Ministério Público (MP) para substituir o nome do suplente pelo seu nas placas de inauguração em algumas obras no município. Segundo ele, foi feito um levantamento e pelo menos sete placas levam o nome do suplente.

Audiência

Para encerrar o assunto, no próximo dia 21, será realizada a primeira audiência com testemunhas de defesas e acusação, sobre o caso de uso irregular das diárias no Legislativo beltrãoense.  A audiência, que dará andamento no processo que envolve ação civil pública e improbidade administrativa dos acusados de envolvimento no esquema fraudulento, será no Fórum local, a partir das 13 horas.

Ritmo de campanha

Em Campo Mourão os candidatos a cargos políticos estão em ritmo acelerado de campanha eleitoral. Um deles é o concorrente à sucessão municipal José Turozi (PV). Estou intensificando reuniões em bairros, empresas. Durante todas as manhãs e tardes estamos concentrando as visitas pelos bairros, disse ele a este colunista. Turozi já disputou eleição passada para deputado estadual e teve pouco mais de 17 mil votos, afirmou que está encontrando espontaneidade em seu eleitor. As pessoas já nos conhecem e sabem que nosso projeto é de mudança, completou.

Toinzé tem contas reprovadas

O prefeito de Iretama, Antonio José Quesada Piazzalunga (PMDB), o Toinzé teve as contas de 2010 reprovadas pelo Tribunal de Contas (TC). Ele recebeu também uma multa de R$ 654,23. Ele foi penalizado por causa do não pagamento de dívida da previdência e relatório do controle interno irregular. O prefeito pode recorrer.

Orientação eleitoral

O promotor de justiça da Comarca de Barbosa Ferraz, Vitor Hugo Nicastro Honesko vem realizando palestras para orientar moradores da localidade sobre o período eleitoral. Ele tem chamado a atenção dos eleitores quanto aos crimes eleitorais. Durante uma entrevista a uma rádio da cidade, o promotor fez uma alerta também sobre o consumo de bebidas alcoólicas no dia das eleições. A exemplo de eleições anteriores, este ano está proibida a comercialização de bebidas alcoólicas durante o pleito, em 7 de outubro. A medida preventiva, conhecida como Lei Seca, valerá durante as 24 horas do dia da eleição, a partir da meia-noite do dia 7. Com a resolução, estabelecimentos que forem flagrados vendendo bebidas alcoólicas poderão ser fechados no dia da eleição. Bebum votando é que não dá, né?

Dito e Escrito

Só quero o carinho dos filhos e o respeito dos pais.

Francisco de Assis Alves (PSDC), vereador em Engenheiro Beltrão, ao falar a TRIBUNA, sobre seu retorno ao Legislativo. Ele teve o mandato cassado no escândalo que ficou conhecido como a Farra das Diárias.