Ministro na city

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, estará hoje em Campo Mourão para uma palestra na faculdade Integrado. O evento será às 19h30, no teatro municipal. Com o tema, A atuação do STF e a consolidação do estado democrático de direito no Brasil, a palestra é dirigida aos acadêmicos do curso de Direito. Os acadêmicos vão conhecer a atuação do STF, guardião da constituição. Além disso, é um privilégio ouvir as ideias e práticas de um jurista tão importante quanto é o ministro Gilmar Mendes, comentou o coordenador do curso, Robervani Padro. Às 18 horas ele dará coletiva à imprensa. E a pergunta que não pode faltar na é porque ele votou contrariamente à exigência do diploma de jornalismo como requisito para o exercício da profissão, hein?

Prêmio ‘JK’

O prefeito de Quarto Centenário, Reinaldo Krachinski (PMDB), recebeu nesta semana, na Bahia, o prêmio Juscelino Kubistchek. A honraria foi concedida aos 30 melhores prefeitos do Brasil. O evento foi organizado pela Premium Brasil, detentora do prêmio ‘JK’, entregue durante o 11º do Congresso de Gestores Públicos realizado na cidade baiana. Entre os critérios avaliados está a arrecadação per capita do município, aplicações financeiras, prazo de pagamento para fornecedores, entre outros.

Roncador

Má notícia ao ex-prefeito de Roncador, Odilon Andreoli Gonçalves. O Tribunal Regional Federal acatou recurso do Ministério Público Federal (MPF) de Campo Mourão e fez com que ação contra ele, de 2009, volte a tramitar integralmente na justiça federal. Entre as denúncias, o ex-prefeito, dois médicos e um estudante de medicina são acusados de estelionato contra o Sistema Único de Saúde (SUS). O processo estava correndo parcialmente na justiça estadual.

Desafio

O prefeito de Juranda, Bento Batista (PTB), disse que desafia o Tribunal de Contas a mostrar quanto ele deu de prejuízo ao erário municipal ou quanto obteve de lucro com a alteração dos valores de combustíveis depois que o processo de licitação já havia sido feito. Bento recebeu na última semana duas multas do TC, uma de pouco mais de R$1 mil e a outra o valor ainda será calculado pelo Tribunal, sobre suposto prejuízo que teria o município sofrido. O prefeito recorreu da ação. Ele justificou que o valor foi alterado porque houve reajuste do combustível. Segundo Bento, consta no contrato que todas as altas sofridas após a licitação a prefeitura teria que repassar a diferença. Agora até explicar ao TC que focinho de porco não é tomada… 

Dito e Escrito

Estou desafiando o Tribunal de Contas a mostrar para mim quanto de prejuízo eu dei ao município ou quanto eu logrei de lucro.

Bento Batista (PTB), prefeito de Juranda, sobre multa do Tribunal de Contas (TC) por causa de licitação de combustíveis.