Olivino chama coordenador de “candango”
Na sessão da Câmara de Vereadores de segunda-feira, o vereador Olivino Custódio (PR) pegou pesado com o coordenador geral de Campo Mourão Carlos Garcia. Ele foi criticado porque estaria atrapalhando os trabalhos da atual administração e gerando discórdias na prefeitura. Um candango que sai lá daquele mundo a fora quer mandar no município. Isso é uma grande vergonha para Campo Mourão, criticou Olivino. Campo Mourão não merece um coordenador desse. Se depender de mim eu quero que ele pegue a mala dele e volte para terra dele, emendou o vereador. Olivino, que é do mesmo grupo de Regina, disse também que além de Garcia, o marido da prefeita, Laércio Dubay e o secretário de Assuntos de Governo, Gilberto Souza é quem comandam a prefeitura. “É o trio parada dura”, ironizou.
Câmara pede cabeça de Garcia
A maioria dos vereadores pediu na sessão de segunda-feira, a cabeça de Garcia. Por 9 votos a 3, a Câmara aprovou requerimento que sugere a saída dele da coordenação geral da prefeitura. O requerimento é do presidente da Casa Pedro Nespolo (Partido Solidariedade), que usou como base, queixa do secretário do Desenvolvimento Rodrigo Salvadori, vice presidente do partido o qual Nespolo comanda. Segundo o vereador, Garcia estaria segurando por mais de 15 dias o projeto com alterações na Lei do Pró-Campo. Ele está numa função que deveria gerar celeridade do governo, mas no meu entendimento está atrapalhando. Peço apoio de vocês para que peça o boné dele, e ele procure alguma outra função, comentou Nespolo.
Battilani diz que Salvadori está sendo boicotado
O vereador Edson Battilani (PPS), disse na sessão de segunda-feira, que o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Salvadori, também vice-prefeito de Campo Mourão, está sendo boicotado na prefeitura. Segundo o vereador, Salvadori está querendo mostrar trabalho, mas está sofrendo desprestígio da administração. Há um claro boicote ao trabalho dele, criticou o vereador. Como exemplo, Battilani comentou que durante a Caminhada Internacional da Naturaeza, realizada no último dia 13, não tinha sequer um fotógrafo da prefeitura para registrar o evento. Há um desprestígio da administração ao secretário, ponderou o vereador.
Bueno sobre perda de vereadores: não tem nenhum problema
Sobre a perda de vereadores do PPS na região, que estão migrando para outros partidos, o presidente estadual da sigla, deputado federal, Rubens Bueno, disse que ‘cada um sabe o caminho que percorre’. O deputado falou que não há nada de anormal no processo. Não tem nenhum problema. A migração acontece em vários partidos. Acontece mais com o PPS porque tem um número muito maior de filiados, justificou. Sobre o possível descontentamento de membros, que estaria motivando a saída do PPS, o parlamentar descartou a possibilidade. Não vejo isso em nenhum momento. Todos eles tiveram curso de preparação conosco. Compreenderam o que é política, o que é uma disputa eleitoral. Não vi nenhuma queixa com relação a isso, acrescentou Bueno.
Troca de partido
Com o encerramento do prazo legal – termina hoje -, para prefeitos e vereadores migrar de partidos sem infringir a lei de fidelidade partidária, políticos têm acelerado o processo de migração a outros grupos na região. Até o momento, o PPS é um dos partidos que mais tem perdido representantes na Comcam. Em Quinta do Sol, o vereador Francisco de Assis, o professor Chico trocou a sigla pelo Partido Solidariedade. É o primeiro mandato dele como vereador. Professor Chico, que assumiu a presidência da provisória do Solidariedade na cidade, disse que já era simpatizante do grupo e aproveitou a brecha para a mudança. A população terá mais uma opção para votar nas próximas eleições municipais, disse. Chico disse que antes de se filiar ao PPS militava no PSB. Não consegui me encontrar em nenhum dos dois partidos, comentou. Segundo ele, o momento agora é trabalhar para fortalecer o grupo na cidade. E que ele se encontre desta vez, hein?
Troca de partido 2
Quem também pode trocar o PPS pelo Solidariedade na região é o presidente da Câmara de Peabiru, Osmar Pereira, o Botinha. A informação é que ele recebeu o convite do presidente da Câmara de Vereadores de Campo Mourão, Pedro Nespolo, que comanda a sigla no município. Contudo, Botinha informou à coluna que vai decidir somente hoje o que fazer. Ou seja, ainda não tem nada certo. Em Peabiru, segundo informações, quem também cogita ir para o Solidariedade é o vice-prefeito, Carlos Marinho, que também é do PPS. Ah esses solidários.
Boa Esperança
Encerrando por hoje, Boa Esperança recebeu mais um ônibus novo para o transporte escolar. O veículo foi adquirido pelo programa do Governo Federal Caminho da Escola, com recursos do Ministério da Educação (MEC) por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O veículo fará o transporte de estudantes da zona rural. Mas que beleza.
Dito e Escrito
Vou retirar porque a prefeitura não vai responder. Então não adianta nada.
Eraldo Teodoro (PMDB), ao pedir retirada de requerimentos, que seriam votados na segunda-feira.
