Vereador é reempossado em Nova Cantu
Em Nova Cantu, o vereador Thiago Elicker (PTB), segundo mais votado da cidade (331 votos) reassume o cargo depois de pouco mais de 10 meses de briga na justiça. Ele foi cassado em primeira instância em 20 de dezembro do ano passado, sob acusação de abuso de poder econômico. No entanto recorreu e foi inocentado pelo Tribunal Eleitoral Regional (TER). Elicker será empossado hoje, às 19 horas, na Câmara de Vereadores. Este é o seu primeiro mandato como vereador.
Dia sem carro em CM
Ontem os mourãenses promoveram o Dia sem carro. A data é instituída na cidade por lei, mas a aderência é voluntária. A ideia é melhorar o trânsito, conservar a saúde e preservar o meio ambiente. Em Campo Mourão, poucas autoridades políticas deram exemplo. O prefeito Nelson Tureck e sua vice, Regina Dubay, por exemplo, não aderiram à iniciativa. Tureck até que tentou justificar, disse que tinha muitas coisas a fazer em lugares distantes. Já a Regina…
Pedaladas do Sidnei

Falando em Dia sem carro, olha aí o vereador Sidnei Jardim (PPS) com sua magrela. O homem até que ficou invocado, né? Sidnei levou a campanha ao pé da letra e deixou seu veículo em casa para dar umas pedaladas. Pela manhã o vereador foi ao trabalho de bicicleta. Já à tarde preferiu uma caminhada. Só ontem Sidnei andou quase três quilômetros. Além dele, segundo informações, seus colegas de casa, Beto Voidelo, Nelita Piacentini – autora do projeto que instituiu a lei-, e José Pochapski também aderiram ao Dia sem carro. Detalhe: o Pochapscki, mesmo que não quisesse, não teria como não aderir ao movimento. Ele simplesmente não tem carro.
Literalmente sem carro
Acreditem se quiser. A vereadora Nelita Piacentini, autora da lei que instituiu o Dia sem caro em Campo Mourão, ficou literalmente sem carro. Isso mesmo, li-te-ral-men-te sem carro. Parece brincadeira, né? Mas a coisa é séria mesmo. Ela teve seu veículo, uma parati, furtada de frente à sua casa na noite de terça-feira, véspera da campanha. Até ontem a polícia ainda não havia localizado o carro. Ah, vai ver quiseram se certificar de que ela iria aderir ao movimento, né?
Encontro na Comcam
Ontem de manhã, o auditório da Comcam ficou lotado durante a visita do secretário estadual da Habitação e presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche. Ele assinou convênios para a construção de mais de 700 unidades habitacionais em 15 municípios da Comcam. Prefeitos foi o que não faltou por lá. Desta vez até a deputada estadual, Marla Tureck (PSC) participou do encontro, que contou também com as presenças dos colegas de Assembleia, Douglas Fabrício (PPS) e Cleiton Kielsi (PMDB). O Mounir está prestigiado, hein?
Prefeitaiada em massa
Os prefeitos da região compareceram em massa no encontro. Além do prefeito anfitrião, Nelson Tureck e Célia Cabreira, de Campina da Lagoa, que representou a Comcam, estiveram: João Paulo Klipe (Altamira do Paraná); Mino Bonato (Araruna); Arquimedes Gasparoto (Barbosa Ferraz); Cláudio Gotardo (Boa Esperança); Osney Picanço (Corumbataí do Sul); Elias Lima (Engenheiro Beltrão); Dina Cardoso (Farol); Altair Molina Serrano (Fênix); Beto Costa (Goioerê); Toinzé Piazzalunga (Iretama); Jair Detofol (Janiópolis); Leila Amadei (Juranda); José Claúdio Pol (Luiziana); Ricardo Radomski (Mamborê); Luiz Volpato (Moreira Sales); Elsa Rodrigues (Nova Cantu); João Carlos Klein ( Peabiru); Osvaldo Changai (Quarto Centenário); Valdinei Peloi (Rancho Alegre D´Oeste); Agnaldo Chichetti (Roncador) e Vera Zanatta (Terra Boa). O prefeito de Ubiratã, Fábio D’Álécio, também presidente da Comcam, estava em viagem à Curitiba.
Bate – boca
O encontro seguia tranquilamente até Douglas assumir a palavra. Momentos antes, Cleiton Kielse havia se manifestado sobre a criação de uma CPI para investigar o pedágio. Segundo ele, 29 deputados já assinaram o documento para a criação da comissão, inclusive Douglas e Marla. No entanto, Douglas deixou Kielse em uma saia justa. Desmentiu o colega, dizendo que não havia assinado documento nenhum e que era contra a CPI. Foi um bate-boca danado.
CPI do Pedágio
Douglas acredita que este não é o momento para se criar uma CPI do Pedágio. Segundo ele, isso atrapalharia as negociações que o Governo Beto Richa vem fazendo. Nós passamos oito anos de um governo truculento [Roberto Requião], dizendo que ou o pedágio abaixava ou acabava. Ele tinha uma maioria esmagadora na Assembleia Legislativa, poderia então ter implantado a CPI no primeiro dia do seu governo e em oito anos não implantou. Não sei o motivo, mas ficava criticando aos ventos o pedágio, cutucou Douglas. Xiiiii…
Dito e Escrito
Trazer o bem sem olhar a quem. Eu acho que este é o grande diferencial do Governador Beto Richa.
Mounir Chaowiche, secretário estadual da Habitação e presidente da Cohapar, ao anunciar 728 moradias à região.
