UTFPR de Campo Mourão: 30 anos de história!

Hoje é o centésimo dia de 2025 e há três décadas temos na região de Campo Mourão um ensino de qualidade e compartilhado com jovens de todo o Brasil.

Nos trinta anos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus de Campo Mourão, lembro com muita alegria essa história e quando ela começou.

Era 1992, então deputado federal e já eleito prefeito de Campo Mourão, recebemos o diretor geral do CEFET-PR, professor Ataíde Moacyr Ferazza, que pleiteava recursos federais para aquisição do antigo seminário de Ponta Grossa para instalação definitiva da escola. Após um trabalho conjunto, o professor, sempre entusiasmado, teve o recurso aprovado.

Em seguida, tomamos posse na prefeitura em janeiro de 1993. Após isso, o passo seguinte foi procurar o amigo Ataíde e saber da possibilidade de instalação de unidade do CEFET-PR em Campo Mourão. De pronto ele respondeu: Precisamos de terreno, prédio e pessoal para iniciar, até o concurso ser autorizado com o aval do Ministro da Educação.

Preparamos uma minuta de convênio, colhemos as assinaturas dos representantes do Município (entre eles o secretário municipal de educação e cultura, José Eugênio Maciel e o vereador, e eterno amigo, Edson Battilani)e do Estado (governo Jaime Lerner). Reunimos um grupo de lideranças e lá fomos para Brasília nos reunir com o ministro Murilo Hingel (governo Itamar Franco).

Ao mostrar o desenho e o vazio no mapa do Paraná entre Cornélio Procópio, Medianeira e Ponta Grossa, Hingel gostou e disse: Vamos preencher esse espaço e instalar uma unidade do CEFET em Campo Mourão.

Com a aprovação da Câmara de Vereadores, doamos o terreno e as antigas instalações do Ginásião (Ginásio de Esportes Belin Carolo), com apenas uma ressalva: O Ginásião seria usado também pela comunidade! Acordo feito e o maior legado da nossa gestão estava autorizado a começar.

Porém, não podemos passar essa data tão simbólica sem lembrar desde o primeiro diretor, Roberto Candido, até o atual, Roberto Ribeiro Neli, incluindo também os professores, técnicos, servidores, alunos e comunidade escolar. Todos esses, juntos, deram suas contribuições para construir esta referência educacional que temos em nossa querida Campo Mourão.

Como professor, sempre vou acreditar que todo recurso que destinamos para a educação é investimento para sempre e assim, uma ponte para construir um mundo melhor.

Hoje, a UTFPR é sinônimo de excelência como instituição nacional de ensino e uma referência em desenvolvimento social, econômico, científico e tecnológico.

Parabéns UTFPR Campus de Campo Mourão e que venham mais 30 anos!!

Rubens Bueno, ex-deputado federal, prefeito de Campo Mourão e atualmente diretor-presidente da Agepar