5 maneiras de participar do desenvolvimento de sua cidade

Há uma semana, Campo Mourão completou 70 anos de emancipação política, e, nestas ocasiões, sempre surgem os votos e desejos de mais desenvolvimento, uma cidade melhor, etc, etc …

Bem, se pensamos em ter uma cidade melhor para nossos filhos, que tal sermos melhores para nossa cidade? Como podemos pensar em participar agora de seu desenvolvimento, contribuir mais para mitigar seus problemas, enfim… exercer a cidadania, por mais clichê que isso pareça?

Contribuir de alguma forma para a cidade ou para a sociedade é uma coisa que cada vez mais leva muitas pessoas a refletir. Prova disso é que cresce o número de iniciativas individuais e coletivas para ações de cunho social, cuidado ao meio ambiente, filantropia, ajudar entidades e outras causas.

Esta participação popular é reforçada de certa forma pela ausência do Estado, que comete atos que envolvem corrupção, descuido com o planejamento das políticas públicas e pouquíssimo incentivo para o desenvolvimento econômico.

Outros exemplos dessas atividades encontramos em empresas e organizações do terceiro setor, que vêm contribuindo bastante para o bem comum. É claro que o governo deveria cumprir seu dever e fazer muitas coisas diferentes no Brasil. Mas ações governamentais apenas não bastam.

Alguns intelectuais e estudiosos defendem que o Estado sozinho não é suficiente para resolver os problemas da sociedade. E que as ações de pessoas e empresas do terceiro setor também são necessárias e bem-vindas para a construção do desenvolvimento humano. Então, como fazer isso?

1) Mudar a si mesmo em primeiro lugar. Não adianta querer mudar o mundo se no cotidiano não se faz pequenas ações como ajudar o outro, ser educado, não jogar lixo no chão.

2) Conhecer e obedecer a Lei. As leis existem para representar as necessidades da população e organizar a convivência em sociedade. Para agir em prol de seu desenvolvimento é necessário não só conhecer, mas respeitar as legislações.

3) Votar e ser votado. Podemos escolher nossos governantes e representantes, vivemos numa democracia. Escolher bem é importante. E se você deseja ser este representante, candidate-se.

4) Participar. Manifestações, conselhos, fóruns, audiências públicas, que vemos ocorrer quase que diariamente e são formas de garantir o debate de prioridades da sociedade.

5) Fazer responsabilidade social nas empresas. Se você é empresário ou trabalha em uma empresa, propunha uma ação de responsabilidade social. Além de valorizar a marca, traz melhor relacionamento com clientes, fornecedores, comunidade.

Melhorar nosso ambiente, nossa cidade e nossa sociedade depende de cada um. Pense em outras formas de participar de mudanças para uma Campo Mourão e um Brasil melhor.

Carlos Alberto Facco – Secretário de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão.

[email protected]