A harmonia entre os poderes: essencial para o bem comum

No limiar deste mandato à frente do Poder Executivo de Campo Mourão, peço licença para uma conveniente reflexão acerca do poder político municipal e sua importância para o desenvolvimento da nossa cidade. Trata-se da harmonia que deve existir entre os poderes constituídos, essencial para o bom funcionamento da democracia. Mencionei sobre isso ao participar da abertura dos trabalhos do Poder Legislativo.

Cada um dos poderes tem um papel específico no serviço público. O bom diálogo entre as instituições é fundamental para evitar o autoritarismo e garantir o respeito aos direitos fundamentais. Embora independentes, essa harmonia garante que nenhum poder se sobreponha aos outros, protegendo a liberdade e os direitos dos cidadãos.

Ao longo da minha carreira no Parlamento Estadual, compreendi que para que funcione adequadamente esse sistema, é necessário um constante compromisso com o diálogo, o respeito mútuo e a responsabilidade institucional. Somente dessa forma os poderes podem atuar de maneira eficaz na construção de uma sociedade justa, igualitária e democrática.

Obviamente divergências de ideias surgem e isso é salutar no processo democrático, desde que civilizadamente resolvidas, com base no diálogo e no respeito à ordem jurídica e ao papel de cada poder.

Como prefeito, minha função está diretamente ligada à execução das políticas públicas que atendam às necessidades da população. Esse compromisso está documentado no Plano de Governo que apresentamos por ocasião da candidatura. Para isso, necessitamos do respaldo e a colaboração do Legislativo, responsável pela fiscalização, aprovação das leis, e do Judiciário, que assegura que essas ações estejam dentro dos parâmetros constitucionais e legais.

Nosso compromisso, à frente da gestão, é trabalhar para manter um diálogo constante com os outros poderes, bem como com os conselhos e entidades, assegurando que as ações estejam alinhadas com as expectativas da sociedade e com o que é legalmente previsto. Esse alinhamento é essencial para garantir a eficiência e a transparência no uso dos recursos públicos.

Douglas Fabricio – prefeito de Campo Mourão