A Prova Quádrupla do Rotary, por Gilmar Cardoso

A Prova Quádrupla do que nós pensamos, dizemos ou fazemos

É a VERDADE?
É JUSTO para todos os interessados?
Criará BOA VONTADE E MELHORES AMIZADES?
Será BENÉFICO para todos os interessados?

A história nos ensina que toda instituição que se preza tem clara para si, seus colaboradores e a comunidade em que atua a sua visão, sua missão e seus valores.

A Prova Quádrupla, criada em 1932 pelo rotário Herbert JohnTaylor, do Rotary Club de Chigaco e Presidente do Rotary Internacional em 1954-55,  foi adotada pelo Rotary em 1943; e  traduzida em mais de 100 idiomas, é um guia para os rotarianos usarem em seus relacionamentos pessoais e profissionais: Do que pensamos, dizemos ou fazemos.

As quatro perguntas éticas foram utilizadas como filosofia de trabalho pela Companhia de Alumínio  do autor, que na época enfrentava uma grave crise. Os funcionários foram incentivados a utilizar o questionário em suas vidas profissionais e pessoais, cuja adoção desta postura levou a empresa a sair da situação de pré-falência. E com o passar do tempo, a Prova se tornou um referencial nas vendas, produção, propaganda e nas relações da companhia com seus comerciantes e clientes.

Para usá-la devemos seguir as sugestões feitas pelo seu criador, que sugere que, primeiro, se decore o texto e depois, se adquira o hábito de confrontar pensamentos, palavras e atos com as perguntas formuladas. Se guardada na memória e aplicada no tratamento com terceiros, contribuirá definitivamente para mais efetivas e amistosas relações.

A experiência de muitos tem mostrado que devemos consultar sistematicamente a Prova Quádrupla para avaliar a retidão de pensamentos, palavras e atos, logrando-se com isto maior felicidade e êxito nas nossas decisões.

Descobrimos que não se pode aplicar incessantemente a Prova Quádrupla a todas as modalidades de contatos, no setor dos negócios, durante oito horas por dia, sem que se contraia o costume de consultá-la no curso da própria vida doméstica, social e cívica. E, dessa forma, seremos melhor pai, melhor amigo e melhor cidadão.

Faça a prova!

Gilmar Cardoso, advogado e poeta,  da Academia Mourãoense de Letras,  é membro do Rotary Club de Curitiba e da Academia Brasileira Rotária de Letras – Abrol Paraná