Coamo 50 anos. Essa cooperativa é nossa! Forte como o homem do campo
No cooperativismo a igualdade nos une e a cooperação nos fortalece.
A Família COAMO, com seus valorosos cooperados, conselho de administração, diretoria executiva, parceiros e quadro funcional de colaboradores está em festa!
São 50 anos de prestação de serviços à coletividade e sendo motivo de orgulho para todos nós, que honrosamente acompanhamos esta trajetória vitoriosa e de sucesso.
A constante conquista dos resultados, as metas e recordes alcançados, a consolidação empreendedora e a credibilidade do nome; levando a geração de emprego e renda ao empresário agricultor e firmando a essência do seu conceito, idealizado e construído por 79 pioneiros na busca do bem comum no longínquo e cinquentenário 28 de novembro de 1970.
São 50 anos de histórias e conquistas!
Congratulo-me em especial com o baluarte e idealista Dr. José Aroldo Galassini, notável empreendedor e visionário que transformou a Coamo numa das cooperativas mais sólidas e respeitadas mundialmente, fazendo-se valer de conceitos e valores que se mantêm intactos com o passar dos anos, como honestidade, respeito ao próximo e valorização das pessoas, bem como conhecimento do mercado e na busca constante pela excelência e inovação.
Eleito pelo voto da sociedade mourãoense, em iniciativa promovida pelo jornal Tribuna do Interior, como sendo o Maior Mourãoense de História, Gallassini é Cidadão Honorário dos Municípios de Campo Mourão e Farol, e dentre sua galeria de títulos honoríficos possui mais de 50 em municípios nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
Saúdo, ainda, o Diretor-Secretário Dr. Ricardo Acyolli Calderari, agricultor modelo e Cidadão Honorário do Município de Campo Mourão e Farol, integrante dos produtores rurais pioneiros na inovação do plantio direto na agricultura do Estado, na década de 70, tendo sido, inclusive, homenageado pela Assembleia Legistativa do Paraná, além de ter recebido o Troféu Ocepar pela sua contribuição ao cooperativismo paranaense.
Através dessa dupla de gestores extraordinários, cumprimento e parabenizo todos os cooperados e a Família Coamo, fazendo menção, ainda a dois fundadores farolenses, meu tio Elias Semiguem (sócio 24) e o nosso pioneiro Gustavo Taborda (sócio ), ambos in memorian.
Nos últimos 50 anos a união e o trabalho entre Coamo e seus associados resultou na transformação da terra, da forma de cultivar, produzir e de colher.
Faço votos que a atual diretoria executiva, sob a liderança do Airton Galinari, no novo modelo administrativo, leve e eleve o nome Coamo por muitos anos para que os próximos 50 anos, também sejam intensos e relevantes. Sigam, sem medo e sem fim. E o futuro vem fazer acontecer.
Nas palavras do confrade da Academia Mourãoense de Letras Ilivaldo Duarte, uma história que precisa ser contada, relembrada e perpetuada. Com a Coamo chegando nos seus 50 anos é hora de parar, olhar um passado de muito trabalho, aprendizado e conquistas relevantes para enxergar o futuro.
Concluo com a linda canção do cinquentenário da Coamo que ensina-nos que a raiz traz a verdade que vem do coração e que abraçados somos grandes e juntos somos gigantes!
COAMO 50 anos. A vida é a gente que transforma!
GILMAR CARDOSO, ADVOGADO, POETA, MEMBRO DO CENTRO DE LETRAS DO PARANÁ E FUNDADOR DA CADEIRA Nº 01 DA ACADEMIA MOURÃOENSE DE LETRAS.