O Rotary celebra 119 anos de bons serviços, por Gilmar Cardoso
“O poder dos esforços conjuntos é ilimitado” – (Paul Harris)
Fundado em 23 de fevereiro de 1905 pelo advogado de 32 anos de idade Paul Percy Harris, em Chicago (EUA), o Rotary – a mais antiga organização não governamental global – tornou-se uma associação de clubes de serviços, integrado por pessoas voluntárias e prestativas de serviços sociais e humanitários, que segundo seu estatuto e norma pétrea, promovem valores éticos e a paz entre os povos. Hoje, existem mais de 36 mil clubes Rotary no mundo, em 200 países e com quase 1,2 milhões de rotarianos; e que estão irmanados há 119 anos promovendo ações através do movimento rotário e construindo amizades duradouras.
A instituição foi denominada “Rotary” por conta de que o local onde os sócios reuniam-se era rotativo, ou seja, cada semana no escritório de um de seus quatro pioneiros integrantes, sendo que ao final do primeiro ano já atingira 30 participantes.
Este exército do bem, que em nosso país celebrou seu centenário pela fundação do Rotary Club do Rio de Janeiro (1923) e soma 31 distritos com mais de 60 mil associados, sendo quatro deles no Estado do Paraná onde a partir da fundação do Rotary Club de Curitiba (1933), pela vontade visionária de 28 valorosos cidadãos está há 91 anos na ativa e promovendo programas e ações capazes de fazer a diferença no ambiente onde estão inseridos.
O Rotary consolidou-se na prestação de inestimáveis serviços em suas áreas eleitas como prioritárias ou de enfoque e é destaque referencial no combate à paralisia infantil através de uma campanha global denominada de Pólio Plus. Por meio de projetos sustentáveis em diversas áreas, o rotarismo atua na alfabetização, saúde, recursos hídricos, saneamento, desenvolvimento econômico e comunitário e na defesa e preservação do meio ambiente.
Por seus integrantes, homens e mulheres, líderes de negócios e profissionais, fomentam um elevado padrão de ética e companheirismo em todas as profissões. Tido como uma prestação de serviços à comunidade, não possui fins lucrativos, é patrocinada exclusivamente por doações à sua Fundação Rotária e transforma estas contribuições em projetos que efetivamente mudam as vidas das pessoas beneficiárias em todo o planeta; e, ainda, busca por seu quadro associativo a união de forças da sociedade local, tendo à frente o princípio de estímulo ao ideal de servir com base em todo empreendimento digno de promoção e apoio.
O ingresso no Rotary se dá por meio de um convite, mas pessoas que tem o espírito solidário e querem fazer parte desta organização mundial, podem procurar os contatos nas mídias sociais dos clubes ou diretamente através de um rotariano (a). Os valores do Rotary são o companheirismo, a integridade, a diversidade, os serviços humanitários e a liderança. Os lemas oficiais e permanente são dar de si antes de pensar em si e mais se beneficia quem melhor serve.
Além do que, as atividades, eventos sociais e projetos dos clubes são excelentes oportunidades de networking pessoal e profissional, também, os rotarianos podem ampliar essas redes de contato por meio de visitas a Rotarys Clubs de quaisquer cidades ou país.
Nas palavras do fundador Paul Harris, para tornar realidade o seu destino, o Rotary deverá ser evolutivo e em algumas ocasiões, revolucionário. Junte-se aos líderes rotarianos e celebre o companheirismo.
Viva o Rotary 119 vezes!
GILMAR CARDOSO, advogado, poeta, associado ao Rotary Club de Curitiba é membro da Academia Brasileira Rotária de Letras – Abrol Paraná.