Tu és o centro – Corpus Christi

A festa resgata a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, dias antes de ser crucificado. O objetivo da festa é comemorar a instituição da santa ceia – memorial da morte de Jesus, que nos mandou celebrar este mistério: o pão e o vinho da eucaristia, que são a manifestação física de Cristo na terra.

A Eucaristia é um dos sete sacramentos da Igreja Católica e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse :‘Este é o meu corpo…isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim’.

Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo depois de Pentecostes. Jesus quis deixar para a Igreja um sacramento que perpetuasse o sacrifício de sua morte na cruz. Por isso, antes de começar sua paixão, reunido com seus apóstolos na última ceia, instituiu o sacramento da Eucaristia, convertendo pão e vinho em seu próprio corpo vivo, e o deu de comer, fez partícipes de seu sacerdócio aos apóstolos e mandou-lhes que fizessem o mesmo em sua memória.

A Solenidade do Corpo e Sangue do Senhor Jesus Cristo (Corpus Christi) é uma das Festas mais importantes do calendário litúrgico. Isso se dá pelo fato de A Eucaristia é considerada como sendo o próprio Deus ali presente com todo o seu esplendor, envolvido em mistério, mas real. Portanto, digno de toda a nossa adoração, todo o nosso louvor e ação de graças.

Foi o Senhor quem disse aos seus apóstolos: “Aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6, 54). Assim confessa a Igreja esta mesma verdade de fé com toda alegria quando diz: “A Santíssima Eucaristia contém todo o bem espiritual da Igreja, a saber, o próprio Cristo, nossa Páscoa” (CIC, 1324).

Todos os cristãos católicos têm a Sagrada Eucaristia como o “Mistério da Fé”. O grande milagre da atualização do sacrifício do Senhor acontece diariamente em cada Santa Missa , exatamente na hora da consagração das espécies do pão e do vinho, transformando-se no verdadeiro Corpo e Sangue do Senhor (transubstanciação), realizada pela imposição das mãos do sacerdote. Embora continue com a aparência do pão e do vinho, a Fé da Igreja – sustentada primeiramente pelas Sagradas Escrituras e depois pela Sagrada Tradição – nos ensina que já não o são mais. Podemos contemplar o verdadeiro Corpo e verdadeiro Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Este é o “Mistério da na nossa Fé e cremos com todas as forças da alma”!

É da autoria de Santo Tomás o canto “Tão sublime Sacramento, adoremos neste altar”. Praticamente todos os católicos conhecem este tão belo hino de honra e adoração ao Senhor, cantado sempre que acontece adoração pública breve e no momento da benção do Santíssimo Sacramento.

O Concílio Vaticano II dá uma denominação mais completa à solenidade quando chama não apenas do Corpo, mas também do Sangue de Cristo, o mistério eucarístico por excelência. Já o código de Direito Canônico (Cânon 944) prescreve o “testemunho público de veneração para com a Santíssima Eucaristia” e “onde for possível, haja procissão pelas vias públicas”. Neste sentido, na solene Missa do Corpus Christi, o padre consagra duas hóstias grandes, uma para consumir e a outra para ser colocado no “ostensório” para a procissão e benção do Santíssimo Sacramento.

Mas a Eucaristia também exige nosso compromisso de fraternidade. A Eucaristia não é apenas expressão de comunhão na vida da Igreja; ela também é projeto de solidariedade. O cristão que participa da Eucaristia aprende dela a fazer-se promotor de comunhão, de paz, de solidariedade.

Que a comunhão recebida seja para todos ocasião preciosa para uma renovada consciência do tesouro incomparável que Cristo confiou à sua Igreja. Recebendo o Corpo e o Sangue do Senhor, vivendo seus ensinamentos, aprofundemo-nos nesse sagrado mistério e possamos dizer como o apóstolo Paulo “Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim.”

A Eucaristia significa o ato de doação, de entrega que o Filho de Deus feito homem, faz de sua vida..A festa de Corpus Christi, celebrada com tanto fervor e devoção, manifesta nossa fé pública. Vivamos este dia na certeza de que Jesus, o Pão da Vida, nos sustenta e conduz para a alegria perfeita.

Queremos ficar com a Verdade que é o Senhor, que nos disse: “Minha carne é verdadeira comida e meu Sangue, verdadeira bebida”. “Felizes aqueles que crêem sem ter visto” (cf. Jo 21, 29). Com todo o nosso ser digamos juntos: “Graças e louvores se dêem a todo o momento, ao Santíssimo, Diviníssimo Sacramento”, amém!

* GILMAR CARDOSO, advogado, poeta, membro do Centro de Letras do Paraná, da Academia Mourãoense de Letras e da Academia de Artes Ciências e Letras do Brasil.