Morango do amor: aprenda a fazer o doce que é a sensação do momento
O “morango do amor” viralizou nas redes e caiu no gosto dos brasileiros. Em Campo Mourão, não é diferente. O doce impulsionou a venda de morangos, aqueceu a economia local e regional e trouxe à tona a criatividade de confeiteiras e comerciantes. Confira a receita tradicional do doce no final da reportagem.
A tendência fez explodir a demanda pela fruta, tanto em supermercados quanto direto do campo. Produtores relatam que não estão conseguindo atender todos os pedidos, mesmo com colheitas diárias.
Nem em datas especiais, como o Dia dos Namorados, foi visto algo semelhante, conforme disse Maria Lúcia dos Santos Baretta, que cultiva morangos há mais de 30 anos em Campo Mourão. “A gente só tinha uma procura dessa que seria assim todo Dia dos Namorados, no Dia dos Pais. Mas assim não, nunca tinha visto não”, falou surpresa.
O doce, que viralizou nas últimas semanas por sua casquinha crocante e recheio cremoso, também ganhou releituras na cidade – como o “croissant do amor”, lançado por uma padaria artesanal local. Em determinadas confeitarias, as vendas chegam a até 400 unidades por dia.
A confeiteira Carolina Laurani Molina Vian, que também não está suprindo a demanda, compartilhou com a TRIBUNA a receita tradicional do doce utilizada por ela. Confira.
Receita do morango do amor
Recheio (brigadeiro branco)
Ingredientes:
395 g de leite condensado
100 g de creme de leite
1 colher (de sobremesa) de manteiga sem sal
Modo de preparo:
Leve todos os ingredientes ao fogo baixo em uma panela de fundo grosso, mexendo sempre, até atingir o ponto de brigadeiro mais firme. Reserve para esfriar.
Calda crocante
Ingredientes:
1 xícara (de chá) de água
2 xícaras (de chá) de açúcar refinado
2 colheres (de sopa) de vinagre branco
Corante alimentício vermelho (a gosto)
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes em uma panela de fundo grosso. Leve ao fogo até atingir a temperatura de 150 a 160 °C (ponto de bala dura). Para verificar o ponto sem termômetro, pingue uma pequena quantidade da calda em um copo com água fria – ela deve endurecer rapidamente.
Dicas:
Os morangos devem estar higienizados e completamente secos.
Envolva cada morango com o brigadeiro frio e espete com palito de churrasco.
Banhe-os na calda ainda quente e coloque para secar sobre uma superfície untada com óleo ou desmoldante.
Após secarem, embale em recipiente bem fechado ou em saquinhos de polipropileno para manter a crocância.
Recomenda-se consumir o doce no mesmo dia da produção.

