‘Aventuras Literárias’: crianças exploram universo dos livros antes mesmo da alfabetização

Com a proposta de estimular o interesse dos alunos pelo universo dos livros antes mesmo da alfabetização, em um contexto cada vez mais dominado pela tecnologia digital, o projeto intitulado “Aventuras Literárias” está sendo desenvolvido na Escola Municipal Emílio de Menezes, em Peabiru. As atividades, conduzidas pelas professoras Taiana Paula Gomes e Juliana Domingos de Souza, são voltadas para 28 alunos do Infantil 5, com idades em torno de cinco anos.

O projeto envolve atividades lúdicas e interativas, com cada educando levando para casa um mascote (Aventureiro ou Toquinho) e um livro da escritora Ruth Rocha. A leitura é feita em família, que registra as experiências. Já em sala de aula, as crianças participaram de atividades relacionadas às histórias. Além disso, foram realizados passeios complementares, ampliando o contato dos estudantes com o universo literário.

Objetivo da iniciativa é estimular o interesse dos alunos pelo universo dos livros antes mesmo da alfabetização, em um contexto cada vez mais dominado pela tecnologia digital

A professora Taiana explicou o funcionamento da iniciativa. “O objetivo central do ‘Aventuras Literárias’ é justamente reacender o interesse dos alunos pelo mundo dos livros, promovendo uma experiência de contação de histórias que envolva a imaginação e a criatividade”, disse.

No decorrer das atividades, que começaram no mês de julho, as docentes já perceberam os resultados convergindo com a proposta inicial. “Ao longo dessa jornada, pudemos perceber o despertar do interesse dos alunos pela literatura. Juntos, embarcamos em uma aventura literária repleta de descobertas e aprendizados, que resultou em experiências muito positivas e transformadoras”, complementou Taiana.

O projeto também visa desenvolver a linguagem oral e escrita, ampliar o vocabulário, estimular a criatividade e a expressão pessoal. Segundo a professora, as atividades externas e familiares também contribuem para habilidades socioemocionais, como cooperação, respeito e autonomia, além de reforçar a valorização do meio ambiente.

Proposta, iniciada em julho deste ano, com previsão de concluir nos próximos dias, também envolveu atividades externas, como passeios complementares

A educação em Peabiru tem se destacado por iniciativas como essa, que promovem um aprendizado mais efetivo e significativo desde os primeiros anos da escolarização. Outros projetos desenvolvidos em instituições de ensino da rede municipal, como “Vento no rosto, mão na terra”, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Arco-Íris, e “Energia Sustentável – Atitude Consciente para um Mundo Diferente!”, do CMEI Santa Paula, têm proporcionado experiências educativas que conectam as crianças a situações reais de aprendizagem de forma criativa e lúdica.