Batalhão de Campo Mourão vence I Copa PMPR de Jiu-Jitsu em Curitiba

O 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM), sediado em Campo Mourão, conquistou o primeiro lugar na categoria Unidades PMPR da I Copa Polícia Militar do Paraná (PMPR) de Jiu-Jitsu, realizada no último fim de semana em Curitiba. O evento, parte da programação dos 171 anos da corporação, reuniu mais de 170 competidores.

A competição ocorreu na Primeira Igreja Batista de Curitiba, no bairro Batel, premiando a unidade com maior número de medalhas. Representaram o 11º BPM os policiais tenente Weiber, aspirante Krepel, sargento Cordeiro, cabo Magno, soldado Nunes e soldado Carraro. A premiação foi entregue pelo comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva.

Além das medalhas para os três primeiros colocados em cada categoria, o 11º BPM recebeu o troféu de unidade campeã, enquanto a equipe externa com melhor desempenho foi a do Exército Brasileiro. O atleta Bruno Hulk Ferreira, do UFC, também participou da entrega de prêmios e interagiu com os competidores.

A Copa

Organizada pela PMPR e sem fins lucrativos, a competição teve como objetivo integrar agentes de segurança pública e aprimorar aspectos pedagógicos das artes marciais aplicadas à defesa pessoal policial. As disputas foram no formato mata-mata, seguindo regras da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) e da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF).

As categorias foram definidas por peso e graduação, sem separação por idade, e a arbitragem foi feita por profissionais federados. O torneio iniciou na sexta-feira (8) com recepção, credenciamento e palestras técnicas, incluindo a participação da Câmara Técnica de Defesa Pessoal, com o major Francis Pirog, e um seminário ministrado pelo professor Danilo Crescencio, do Centro de Educação Física e Desportos (CEFID) da PMPR.

Durante agosto, a PMPR promove eventos esportivos, culturais, sociais e institucionais em comemoração aos 171 anos de atuação na segurança pública, sendo a Copa de Jiu-Jitsu uma dessas atividades.