Campo Mourão Basquete vence em casa na quarta rodada da Série Ouro do Paranaense

Na noite dessa terça-feira (23), o Campo Mourão Basquete venceu o Pato Basquete, de Pato Branco, por 80 a 63, no Ginásio JK, pela quarta rodada da Série Ouro do Campeonato Paranaense, assumindo a vice-liderança, atrás apenas do time de Londrina. A vitória foi decisiva para garantir a classificação da equipe mourãoense à próxima fase da competição.

O jogo começou com forte domínio do Campo Mourão, que fechou o primeiro quarto em 20 a 8, com 70% dos pontos convertidos em arremessos de três. No segundo período, porém, a equipe teve dificuldades ofensivas e passou cerca de cinco minutos sem pontuar, permitindo a virada do adversário. A recuperação veio no fim do quarto, quando os mourãoenses retomaram a dianteira, indo ao intervalo com 32 a 23 no placar.

No terceiro quarto, a partida ficou mais acirrada, inclusive com momentos de confusão entre jogadores das duas equipes. Mesmo assim, o Campo Mourão ampliou a vantagem para 62 a 42. No último período, manteve o ritmo e confirmou a vitória com quase 20 pontos de diferença.

O técnico Emerson de Souza celebrou a vitória, mas, apesar da boa atuação, destacou as mudanças recentes no elenco e a necessidade de adaptação. “Tivemos quatro mudanças significativas: a saída do Augusto, que foi jogar o NBB pelo Bauru, do Alê também e, agora, a chegada do José e do Andrew. São quatro mudanças que mexem muito na maneira da equipe jogar”, explicou.

Depois de 5 anos, o Campo Mourão Basquete voltou à Série Ouro do Paranaense e garantiu a segunda vitória em quatro rodadas

Segundo ele, embora em um grupo de doze jogadores as mudanças possam parecer pequenas, em quadra, onde atuam apenas cinco de cada lado, o impacto é muito grande.

O treinador também avaliou a oscilação da equipe durante o confronto. “Nós tivemos um momento muito difícil no começo do segundo quarto, onde ficamos praticamente cinco minutos sem fazer cesta, ou mais, mas depois a equipe se equilibrou novamente e teve tranquilidade para fazer um jogo coletivo no ataque que a gente está acostumado”, observou.

Souza ressaltou que o time busca consolidar entrosamento não apenas para o campeonato. “Um dos nossos objetivos, além de ir bem no Paranaense, é buscar um bom entrosamento para os Jogos Abertos, que vai ser aqui em Campo Mourão no mês de novembro”, disse.

O triunfo dessa terça-feira foi o segundo do Campo Mourão Basquete na Série Ouro. Nas duas primeiras rodadas, a equipe havia sido derrotada fora de casa por Maringá e Londrina. Na semana passada, conquistou a primeira vitória, contra o Maringá. O próximo jogo será no domingo (28), em Curitiba.

A equipe voltou a disputar a Série Ouro após cinco anos, visto que o projeto que mantém o clube enfrentou dificuldades financeiras, especialmente após a pandemia de covid-19, conforme justificou o técnico. Ele ressaltou o esforço coletivo para reerguer a equipe. “Graças a Deus, com o apoio da diretoria, da prefeitura, da Fecam e demais patrocinadores, nós estamos conseguindo sair desse momento tão triste para todo mundo”, comemorou.

“Um dos nossos objetivos, além de ir bem no Paranaense, é buscar um bom entrosamento para os Jogos Abertos”, disse o técnico da equipe, Emerson de Souza

Série Ouro

A Série Ouro do Campeonato Paranaense de Basquete é a principal competição estadual da modalidade, organizada pela Federação Paranaense de Basketball (FPRB). Destinada a clubes adultos masculinos filiados, a competição segue o formato Turno, Returno e Final Four, com jogos realizados entre agosto e dezembro.

O regulamento técnico e financeiro da Série Ouro está alinhado ao Regulamento Geral da FPRB, que estabelece diretrizes para inscrições, taxas, arbitragem e procedimentos administrativos. Além disso, a Série Ouro serve como importante vitrine para talentos locais e como preparação para competições nacionais, como os Jogos Abertos do Paraná.