Região

11.042 pacientes faltaram a consultas agendadas no Ciscomcam em 2018

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Campo Mourão (Ciscomcam) registrou um grande número de pacientes que faltaram às consultas agendadas em 2018 no consórcio. De um total de 126.082 agendamentos, 11.042 pacientes não compareceram ao dia e horário agendado, o equivalente a 9% do total de consultas marcadas. Em 2017, foram 14.263 faltosos de um total de 115.911 consultas.

O número preocupa a coordenação do consórcio, já que a situação prejudica principalmente pacientes que aguardam há algum tempo na fila de espera e poderiam ser atendidos. “Toda falta sem justificativa prévia acaba gerando sérios transtornos”, comentou a coordenadora geral do Ciscomcam, Carla Cássia Alves. Segundo ela, entre 380 a 400 pessoas são atendidas diariamente na unidade.

Carla explicou que se a pessoa comunicasse a falta com até um dia de antecedência, o Consórcio conseguiria agendar outro paciente para que a fila pudesse andar. “O problema é que a maioria não comunica e aí a vaga fica sem ser ocupada”, lamenta. De acordo com ela, os agendamentos são feitos nos postos de saúde dos municípios. “Mesmo com transporte gratuito oferecido pelas prefeituras muitos pacientes faltam”, diz.

O Ciscomcam atende pessoas de toda a região da Comcam em mais de 30 especialidades médicas. Segundo Carla, até mesmo pacientes de Campo Mourão, costumam faltar às consultas. “Se a pessoa tem dificuldade de locomoção é só comunicar o município. Outro problema é que dependendo da doença, o quadro pode se complicar mais se a pessoa não vem na data marcada”, alertou ela.

A coordenadora pede a consciência da população para que não faltem às consultas. “Pedimos aos pacientes que não faltem, pois tem muita gente na fila aguardando atendimento que às vezes precisa até mais. Se ver que vão faltar, avisem o posto de saúde para que possamos encaixar outros pacientes”, ressaltou. Segundo ela, geralmente os municípios entram em contato com os pacientes alguns dias antes da consulta para confirmar, mas mesmo assim há registro de faltas.

Transporte expresso

Carla lembra que Ciscomcam oferece também o serviço de transporte expresso para pacientes de fora em Campo Mourão que precisam se deslocar em clínicas da cidade. “O transporte começa a partir das 7 horas, conforme a demanda de pacientes”, explicou. As saídas do Ciscocmam é de 30 em 30 minutos. São 10 horários diários. Um ônibus fica disponível para fazer o transporte na área central e outro na Santa Casa. “Muitos pacientes que não tem outro meio de locomoção são beneficiados pelo transporte”, falou.

Reforma

A coordenadora informou ainda que o local está passando por uma reforma. A unidade está recebendo piso novo, pintura, melhorias nos banheiros, consertos do telhado, entre outros. “Pedimos um pouco de paciência aos pacientes até a conclusão da reforma devido ao barulho”, comentou. Os trabalhos começaram em janeiro com previsão de conclusão em 90 dias. “A melhoria vai gerar mais conforto aos pacientes e profissionais”, frisou Carla, ao comentar que este ano a unidade irá fazer a implantação também do prontuário eletrônico e senhas para os pacientes.

Especialidades

O Ciscomcam disponibiliza atendimento em mais de 30 especialidades, com mais de 100 profissionais credenciados. Entre as áreas de atendimento estão: gastroenterologia, endocrinologia, cardiologia, pneumologia, entre outras. O consórcio oferece também serviços de psicologia, raio-x, laboratório, eletro-cardiograma e eletroencefalograma.