Campo Mourão

11º Batalhão de CM comemora 164 anos da PM/PR com formatura militar

Hoje pela manhã haverá formatura militar na sede do 11º Batalhão de Polícia Militar. (Foto: Walter Pereira/Tribuna do Interior)

O 11º Batalhão de Polícia Militar (PM) de Campo Mourão vai comemorar nesta sexta-feira (10) 164 anos da PMPR com atividades durante todo o restante do mês de agosto. A corporação foi fundada em 10 de agosto de 1854. A programação de aniversário já começou no início da semana com Culto na 1ª Igreja Batista e, na quarta-feira, missa na Paróquia Nossa Senhora do Caravággio, no Lar Paraná.

As atividades serão encerradas somente no dia 31 deste mês com cerca de 30 policiais militares fazendo a doação de sangue a partir das 8 horas no Hemonúcleo da cidade. “É uma data muito importante para a corporação da Polícia Militar do Paraná, que desempenha um papel fundamental na segurança pública do Estado”, afirmou o comandante do 11º BPM de Campo Mourão, major Julio César Vieira da Rosa.

Nesta sexta-feira (10), em comemoração aos 164 anos da corporação, será realizada a formatura militar, às 9h30, na sede do batalhão da cidade. Na ocasião serão homenageados também policiais militares com medalhas da PM de ouro, prata e bronze. “O batalhão irá homenagear ainda quatro policiais com medalhas Sentinela do Centro Oeste”, destacou major Júlio. A medalha é concedida a militares que destacaram no cumprimento do serviço.

Major Júlio destacou a importância da Polícia Militar para a sociedade. Segundo ele, a PM tem um papel fundamental na segurança pública. “Tendo em vista que a PM realiza um policiamento ostensivo, que é o policiamento diário e presencial perante a população, demonstra a sensação de segurança que é aquilo que a população quer. E é isso é o que agente vem procurando fazer no meu comando juntamente com os oficiais e integrantes do batalhão, proporcionando à comunidade rondas ostensivas com o maior numero possível de viaturas nas ruas”, destacou.

Programação

A programação de aniversário durante este mês é a seguinte: dia 14,8 horas, torneio de tiro no estande de tiro de Campo Mourão; dia 21, 8h30, torneio de futebol suíço (local à definir); dia 24, 8 horas, torneio de vôlei de praia, na sede do 11º BPM; dia 26 ,19h30, concerto da Banda PM-PR no Teatro Municipal; e dia 31,8 horas, doação de sangue no Hemonúceo local. O Concerto será aberto à comunidade que, para participar, deve doar um quilo de alimento para ser revertido a entidades filantrópicas do município, como já ocorreu no ano passado.

Histórico

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) tem por função primordial o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública no Estado do Paraná. Ela é Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro, e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil. Seus integrantes são denominados Militares dos Estados, assim como os membros do Corpo de Bombeiros.

A PMPR foi criada como uma unidade de Caçadores, em 10 de agosto de 1854; com a denominação de Companhia de Força Policial. A história da polícia militar paranaense mostra uma honrosa participação em episódios que marcaram a vida nacional como a Guerra do Paraguai; Revolução Federalista; Guerra do Contestado; Revolta de 1924; Revolução de 1930; Revolução de 1932, entre outros.

Com o fim do Estado Novo foi dado um novo direcionamento de emprego para a Polícia Militar. A Corporação até então demasiado voltada para a proteção do Estado, passou a ser prioritariamente orientada para a segurança do cidadão.

Foram diversificadas suas atividades e criados novos serviços especializados; progressivamente, desenvolvendo a configuração que possui nos dias atuais. A Polícia Militar do Paraná cresceu e evoluiu, e hoje está voltada aos anseios da comunidade; garantindo a paz e a proteção da sociedade, fazendo-se presente em todos os municípios do Estado.

Denominações Históricas

* 1854 - Companhia de Força Policial da Província do Paraná

* 1874 - Corpo Policial da Província do Paraná

* 1891 - Corpo Militar de Polícia do Estado do Paraná

* 1892 - Regimento de Segurança do Estado do Paraná

* 1917 - Força Militar do Estado do Paraná

* 1932 - Força Pública do Estado do Paraná

* 1939 - Força Policial do Estado do Paraná

* 1946 - Polícia Militar do Estado do Paraná