Região

“2017 foi bom e 2018 será ainda melhor”, avalia Mauro Slongo

Slongo: “Tivemos muito êxito graças ao apoio principalmente do Governo do Estado e Federal” . (Foto: Walter Pereira/Tribuna do Interior)

“Eu tenho fé que para minha a minha gestão, 2018 será um dos melhores anos em termos de realizações para a administração.” A afirmação é do prefeito de Luiziana, Mauro Slongo (PSD), ao avaliar 2017 como positivo para a gestão.

O gestor citou avanços da prefeitura desde que assumiu, como o equilíbrio das contas públicas, pagamento de dívidas e melhorias no interior e na sede. Na avaliação do prefeito, a satisfação de resolver problemas antigos reivindicados pela população e realizar investimentos em diversos setores, mostrou que o trabalho superou os obstáculos encontrados desde o seu primeiro mandato.

Ao ser questionado das perspectivas para 2018, Slongo frisou que a Copa do Mundo, no meio do ano, e as Eleições em outubro farão com que o ano seja ainda mais “curto” aos prefeitos em termos de realizações de obras. No entanto, para ele, este ano “promete” em Luiziana.

“2018 será um ano com a entrega de muitas obras iniciadas do mandato passado. Temos o Centro de Eventos e uma escola com seis salas de aulas que serão entregues, também uma creche, a praça da igreja, casa da Cultura, e mais R$ 1 milhão de emendas para o asfalto”, falou. Leia a entrevista completa abaixo.

Que balanço o senhor faz de 2017 para a gestão?

Graças a Deus um balanço positivo. 2017 foi um ano dificultoso em algumas situações para muitos municípios, mas mesmo assim para nós, que trabalhamos muito forte principalmente na saúde e educação, tivemos muito êxito. Isso graças ao apoio principalmente do Governo do Estado e Federal.

Qual a principal dificuldade para colocar o plano de governo em prática?

Nossa principal dificuldade foi a escassez de recursos financeiros, que afetou muito no nosso planejamento. No final do ano, por exemplo, esperávamos mais do Governo Federal e não nos arriscamos muito, ou seja, trabalhamos com os “pés no chão” e o “freio puxado”. Eu sei que para a comunidade e o município de repente tivemos que dizer alguns nãos por causa da economia, mas se fossemos atender realmente toda a demanda correríamos o risco de prejudicar o município com as contas no fim do ano. Mas graças a Deus, num contexto geral, deu para fechar 2017 legal.

Cite algumas obras executadas pela administração em 2017.

A nossa administração realizou mais de 50 quilômetros de adequações e cascalhamento em estradadas rurais, fizemos a recuperação de pontes e bueiros, tivemos conquistas de veículos na área da saúde, investimos na pavimentação asfáltica e recuperação da malha com execução de obras de tapa-buracos, vamos inaugurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde) neste ano, e investimos também na educação e no esporte, prova disso é que o município participou no ano passado do Campeonato Paranaense de Futsal (Série Bronze), ficando em 6º lugar no Paraná, o que foi uma novidade para nós.

Que marca o prefeito Mauro Slongo deixou para a cidade em 2017?

Com certeza a marca que deixamos foi de muito trabalho e perseverança em busca de melhorias em todos os segmentos do município.

O senhor conseguiu colocar em prática tudo o que estava planejado para Luiziana em 2017?

Não! Impossível conseguir. Por exemplo, do nosso mandato passado ainda temos muitas inaugurações para fazer, como a praça da igreja, que é uma emenda de 2014, Casa da Cultura, a construção de uma escola com recursos do FNDE, entre tantas outras obras, que não conseguimos entregar ainda. O tempo realmente é muito curto.

Qual a perspectiva para 2018?

2018 será um ano muito melhor porque temos muitas coisas iniciadas do mandato passado. Temos o Centro de Eventos e uma escola com seis salas de aulas que serão entregues este ano, também uma creche, a praça da igreja, casa da Cultura, e mais R$ 1 milhão de emendas para o asfalto. Investimentos que acontecerão este ano. Então apesar de ser um ano eleitoral, 2018 é de muitas expectativas e realizações. Eu peço à população que acredite em nós que vamos ter muitas obras e realizações.

Em 2018 qual será a prioridade da administração para Luiziana?

A nossa prioridade será a realização destas obras que já falamos e a conquista de novas, como a execução de obras de recape asfáltico.

A Câmara de Vereadores está sendo parceira do Executivo?

Sim. Eu nunca tive dificuldades com a Câmara. Pelo contrário, os vereadores sempre me entenderam. Se tem alguma coisa que de repente existe como uma divergência, por exemplo, procuramos nos explicar sempre entrando no entendimento. Os vereadores têm o direito deles de fiscalizar, o que é correto, e nós temos o direito de executar. Então é só executar certo que a Câmara fica de “bem” com você.

O que a população pode esperar da administração Mauro Slongo para 2018?

A população pode esperar a continuidade de um trabalho com muita seriedade, esforço e dedicação total da administração par a realização de obras.