Região

“Agosto Azul” prossegue com atividades na região

Vários exames e testes rápidos estão sendo intensificados aos homens neste mês de agosto

A campanha “Agosto Azul”, que conscientiza para a saúde do homem, segue com atividades nos municípios da região. Durante todo este mês, a 11ª Regional de Saúde está intensificando junto às prefeituras atividades relacionadas a saúde do homem, que este ano tem como tema “Homem, respeite sua saúde, e Viva melhor”.

A cidade de Corumbataí do Sul é um dos municípios que está no clima da campanha. Nesta quinta-feira (16), por exemplo, irá realizar uma palestra sobre os cuidados com a saúde do homem. O evento será às 19 horas, no Centro de Convenções Érica Regina de Jesus.

Durante o encontro, haverá uma palestra com o cirurgião dentista Rodolfo Botan, que irá orientar os participantes quanto à importância dos cuidados com a saúde bucal e as consequências de doenças associadas. A ação está sendo organizada pela secretaria de Saúde da cidade.

A campanha Agosto Azul vem movimentando a maioria dos municípios que compõe a Regional, os quais estão realizando exames preventivos como testes rápidos de HIV/AIDS, Hepatites Virais e Sífilis, PSA (exame preventivo da próstata), HGT – Diabetes, verificação de PA, distribuição de folhetos educativos, caminhadas, além de orientações e palestras com nutricionistas, enfermeiros, entre outros profissionais da área da saúde.

“Estamos orientando os municípios a trabalharem o vínculo afetivo dos homens com as acrianças, incluindo os ciclos da vida - pai, filho e avô -porque se acredita que quando trabalha este vínculo, com o pai criando o filho dentro de atitudes saudáveis, estamos trabalhando a saúde do homem”, explicou a coordenadora do programa “Saúde do Homem”, da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Maria Elizabete Silva Barbosa. Segundo ela, os homens só procuram ajuda médica tardiamente, o que dificulta a prevenção de doenças. “Mas quando acompanham os filhos desde crianças às unidades básicas de saúde, a tendência é eles darem mais valor à própria saúde”, frisou.

A orientação da Regional aos municípios é prosseguir com as orientações e ações até o mês de dezembro. “Dentro da campanha estamos trabalhando o pré-natal do parceiro focando o homem na questão familiar, na educação dos filhos e na própria saúde”, ressaltou. Cada município está organizando a sua própria programação ao longo deste mês.

A adoção de hábitos de vida saudáveis, prática de atividade física regular, alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são decisivos para diminuir a incidência e o agravamento das doenças nos homens. A detecção precoce aumenta as chances de cura com um tratamento eficaz. Para isso, exames podem e devem fazer parte da rotina dos homens.