Região

Agricultores familiares de Araruna recebem novas moradias

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araruna em parceria com a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), fez nesta sexta-feira (8), a entrega de moradias populares a oito famílias de agricultores familiares do município. O prefeito da cidade, Leandro César de Oliveira (PPS), participou da solenidade.

As habitações foram construídas com recursos do Governo Federal, através do Programa “Habitação Rural”. Cada unidade teve o custo de R$ 28,5 mil, sendo que o beneficiário entrou com contrapartida de R$ 1,4 mil, valor dividido em quatro parcelas anuais. As residências são de dois padrões, duas unidades de 58 metros quadrados e seis de 43 metros.

“A construção de moradias para o agricultor familiar é muito importante para a sua qualidade de vida. Além do conforto, mantém a família no campo, evitando o êxodo rural”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araruna, Antonio Ramalho, que também é vereador na cidade.

Ele comentou que as famílias beneficiárias residiam em moradias precárias. “Moravam em casas de madeira bastante velhas por não terem condições de construir uma moradia melhor”, frisou. “Se este programa já existisse há 20 anos, tinha evitado muita gente mudar para a cidade”, emendou.

Ramalho comentou que existe uma demanda de mais 14 moradias para famílias de pequenos agricultores da cidade. “Estamos nos articulando para elaborar os projetos para buscar a liberação dos recursos via Governo Federal”, falou ele, ao acrescentar que é gratificante ver as famílias recebendo novas moradias. “A gente fica feliz porque essas famílias não tinham uma casa boa, e hoje passam a ter uma casa nova com custo quase zero”, falou.

O prefeito do município, Leandro César de Oliveira (PPS), que participou da entrega das casas destacou a importância do investimento. “Estas moradias vão resgatar a dignidade dessas famílias que permanecerão no campo, cuidando da sua propriedade”, falou. Segundo ele, a prefeitura entrou com contrapartida fazendo o serviço de terraplanagem para construção das moradias.

Participaram ainda solenidade, o presidente da Fetaep, Ademir Miller, o diretor de finanças da Fetaep, Cláudio Rodrigues, gerência da Agência do Banco do Brasil, entre outras lideranças.

____

Conteúdo local patrocínado

>> CEL: Você consegue pensar em inglês?

>> Estudantil: Volta às aulas tem opção de pagamento em até 12 vezes

>> Casa FácilO sonho da casa própria ficou mais fácil em Campo Mourão

>> Center Calçados: Tradicional promoção de tênis é o atrativo na volta às aulas