Altamira do Paraná abre inscrições para a 1ª Caminhada na Natureza

O município de Altamira do Paraná abriu nesta semana as inscrições para a sua 1ª Caminhada Internacional na Natureza – circuito Caminho do Rio Piquiri. O evento será realizado no dia 30 de junho, mesmo com chuva. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias para quem quiser participar e podem ser feitas no site ecobooking.com.br, Emater de Campo Mourão, e prefeitura do município até o dia 29 de junho. O percurso será de 10 quilômetros, durante o trajeto haverá pontos de apoio aos caminhantes, com distribuição de água e assistência de saúde.

As caminhadas na natureza aparecem como alternativa de lazer, renda e atividade física em ambientes rurais, que possuem grande diversidade paisagística e cultural. Com isso, é proporcionado aos caminhantes benefícios físicos, interação e conhecimento das realidades do meio rural, disse Jairo Quadros, chefe regional do Instituto Emater.

Será servido aos caminhantes café da manhã (R$ 10,00, opcional) e almoço, também opcional, a R$ 20,00. Os principais atrativos do percurso são trilhas, cachoeiras, morros, rios e nascentes. A saída dos participantes será do barracão da Igreja Católica com ponto inicial do circuito no Parque Ecológico de Altamira do Paraná.

A Caminhada Internacional na Natureza é desenvolvida pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PR), em parceria com prefeituras, associações de produtores, agentes financeiros, sindicatos, escolas, faculdades, ONGs, entidades filantrópicas, cooperativas, igrejas, SESC, dentre outros.

De acordo com Clóvis José Rosa, coordenador regional da Caminhada Internacional na Natureza da Emater, no ano passado participou do evento um total de 5.500 pessoas. As caminhadas fazem parte do Projeto de Turismo Rural da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento e da Emater.

O objetivo é levar mais gente para o campo e gerar renda para os pequenos agricultores. Também promove a interação de pessoas que moram na cidade com comunidade rurais, levando os mesmos a terem contato direto com a natureza. No percurso os peregrinos conhecem plantações, rios, cachoeiras, matas, construções antigas, entre outros.

Rancho Alegre

A cidade de Rancho Alegre d’Oeste também está com inscrições abertas para a 2º Caminhada na Natureza. O evento será no próximo dia 9 de junho, o circuito será Alegre – Rio Barreiro. As inscrições encerram no dia 8 de junho e devem ser feitas pelo site ecobooking.com.br. O percurso será de 14 quilômetros. Os caminhantes se concentração do Centro de Eventos no Parque de Exposições. A saída será às 8 horas.

Caminhadas na região

Iretama – 02/6

Rancho Alegre do Oeste – 09/6

Altamira do Paraná – 30/06

Engenheiro Beltrão – 04/8

Corumbataí do Sul – 25/8

Farol – 09/9

Fênix – 22/9

Boa Esperança – 06/10

Janiópolis – 20/10

Quinta do Sol – 17/11

Goioerê – 01/12

Peabiru – 15/12